RMVale

Santuário de Aparecida inaugura painel de mosaicos com história bíblica

Somente na Fachada Norte da Basílica foram aplicados 4 mil metros quadrados de mosaicos, cujas pedras vêm do Brasil, França, Grécia e Afeganistão, entre outros países.

Escrito por Meon

20 MAR 2022 - 16H40

Santuário

No sábado (19), o Santuário Nacional de Aparecida inaugurou a primeira das quatro fachadas da Basílica, durante missa solene no Altar Central. A obra é inspirada no livro bíblico de Êxodo, que relata a libertação do povo hebreu do Egito.

“É hora de contemplar. Ler o Êxodo na Fachada Norte do Santuário, interpretar fatos, cores e uma arte que nos revela que Deus cuida de nós, vem ao nosso encontro, nos liberta e caminha conosco. Ele quer ser um Pai para nós e quer sejamos seu povo, numa aliança de amor”, afirmou o administrador do Santuário, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo.

Com mais de 50 metros de altura, a Fachada Norte foi a primeira a ser edificada no Santuário Nacional, em 1955. Em 2019, iniciaram-se as obras de revestimento do local, que contou com mosaicistas de várias nacionalidades, ligados ao Centro Aletti, de Roma, na Itália.

Arte

O padre esloveno Marko Ivan Rupnik é quem concebeu a obra de arte, uma de suas mais de 200 espalhadas pelo mundo.

“Seu trabalho foi iniciado a convite do então Papa João Paulo II para a realização dos mosaicos da Capela Redemptoris Mater no Vaticano, inaugurados em 1999. Também nos importantes santuários marianos de Fátima, em Portugal, e Lourdes, na França, na Igreja de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália. No Brasil, temos os mosaicos na Catedral de Santa Maria Mãe de Deus na cidade de Castanhal, no Pará”, detalhou a doutora em ciência da religião, Wilma Tommaso.

A obra de Aparecida tem potencial para ser a maior realizada pelo sacerdote e o Centro Aletti até o momento. Somente na Fachada Norte da Basílica foram aplicados 4 mil metros quadrados de mosaicos, cujas pedras vêm do Brasil, França, Grécia e Afeganistão, entre outros países.

As três fachadas restantes também serão revestidas com cenas bíblicas. No momento, a Sul é preparada para receber os mosaicos produzidos em Roma.

O revestimento é realizado por meio de doações dos membros da Família dos Devotos. A iniciativa reúne pessoas do Brasil e do exterior que auxiliam nas obras de acolhimento, construção e evangelização do Santuário Nacional de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.