A Prefeitura de São José dos Campos anunciou a queda do número de denúncias de animais de grande porte soltos em vias públicas caiu pela metade no primeiro semestre de 2020. Os animais com mais registros de aparições em vias públicas são os equinos, da família dos cavalos, mas a maioria dos animais que aparecem nos centros urbanos são resgatados pelos donos. A administração da cidade conta com um abrigo para os animais de grande porte.
De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), entre o dia 1º de janeiro e 30 de junho de 2020 foram registradas 128 denúncias de animais de grande porte que apareceram em vias públicas. No mesmo período em 2019, foram feitas 256 denúncias deste tipo. O CCZ atribui a queda no número de ocorrências a maior conscientização das pessoas e também as ações preventivas e todo o trabalho do próprio Centro de Controle.
Os animais com maior registro de aparições em vias públicas em 2020 foram os equinos, da família dos cavalos, com 72 registros. Em seguida, os animais como bois e vacas somam 29 denúncias, enquanto os suínos foram registrados apenas duas vezes e um ovino, da família das ovelhas foi visto nas vias públicas apenas uma vez. Desses 104 animais registrados na zona urbana, 48 foram resgatados pelos próprios donos.
O motivo para que o número de animais registrados e denúncias feitas não serem o mesmo é que em algumas ocasiões mais de uma pessoa relatou ter visto o mesmo animal.
Caso os bichos sejam resgatados pela prefeitura, eles são levados a um abrigo especializado em animais de grande porte. Lá eles são tratados por veterinários, recebem alimentação e um microchip, para facilitar a localização em caso de fuga. Para o proprietário ter o animal de volta é necessário apresentar documentos, fotos e testemunhos de que ele é o dono do animal, além de pagar uma taxa de R$ 552,20 por animal e outros gastos como a diária do animal no local e o transporte. Por questões de segurança a prefeitura não divulga o endereço do abrigo.
O que fazer se encontrar um animal de grande porte?
Para fazer uma denúncia de um animal de grande porte solto em vias públicas basta ligar para a Central da Prefeitura, por meio do telefone 156, que funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e domingo, das 8h às 20h. Fora desse horário basta ligar para o 190, da Polícia Militar, que funciona 24 horas por dia. Os mesmos telefones servem para denúncias de maus tratos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.