Por João Pedro Teles Em RMVale

São José se mobiliza por expansão da Unifesp na cidade

Representantes de diferentes setores da comunidade de São José dos Campos estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (31) para iniciar um movimento favorável à expansão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) na cidade.

Audiência pública na Câmara de São José vai debater plano de expansão da Unifesp

O objetivo é pressionar o MEC (Ministério da Educação) para que a instituição de ensino superior ofereça uma gama maior de cursos, abrangendo também as áreas biológicas e de humanas. Atualmente a Unifesp de São José atua oferece cursos somente na área de desenvolvimento de tecnologias.

A iniciativa apartidária conta com o apoio de entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos), além da Prefeitura e da Câmara da cidade. Para o secretário de Educação, Célio Chaves, a medida pode ser o início de um viés mais humanístico para o ensino superior.

“Cursos com este objetivo podem mudar bastante a característica do ensino universitário na cidade. Acredito que seja uma carência, já que nos especializamos tanto na questão tecnológica e deixamos de lado a formação de pessoas”, explica.

O secretário destaca que o aumento no número de cursos na Unifesp será importante para a formação de professores para a rede municipal de ensino.

“Estamos falando de formação de mão-de-obra mais qualificada, de reflexões e pesquisas aprofundadas sobre a região e um incentivo à pluralidade na formação”, afirma.

Audiência
Após o início das atividades do grupo, uma audiência pública está marcada para o dia 14 de abril, na Câmara de São José dos Campos. O objetivo é mobilizar um número maior de pessoas e discutir com a comunidade um projeto.

De acordo com o secretário-geral da Câmara, Saulo Monteiro de Souza, também será realizado um abaixo assinado via digital e impressa. "Vamos reunir esforços para mobilizar o máximo de pessoas. Nossa batalha é ter uma universidade no nível da Unicamp aqui em São José dos Campos”, comenta.

A Unifesp, que atualmente atende cerca de 1.500 alunos, passará a atender 5.000 em seu novo prédio, instalado no Parque Tecnológico da cidade. A expectativa do grupo é de que o campus seja readequado para atender as outras áreas do conhecimento, tanto no âmbito acadêmico quanto em mestrados e doutorados.

Participação
Representando o Meon, a publisher Regina Laranjeira Baumann, colocou o portal à disposição para debates e discussões a respeito do tema. “É uma causa importante para a cidade e estamos abertos para cumprirmos nosso papel de dar voz aos diferentes setores da comunidade”, completa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.