RMVale

São José transfere UPA de Saúde Mental para unidade 24h do CVV

Nova unidade começa a funcionar na segunda-feira (24)

Escrito por Meon

22 JAN 2022 - 11H47 (Atualizada em 07 FEV 2022 - 18H12)

Cláudio Vieira/PMSJC

A partir de segunda-feira (24), os atendimentos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Saúde Mental serão feitos na Unidade Emergencial em Saúde Mental 24 horas, nas dependências do CVV (Centro de Valorização da Vida) Francisca Júlia. O centro fica na Estrada Doutor Bezerra de Menezes, 700, bairro Torrão de Ouro, região sul de São José dos Campos.

O local é destinado a atender crises e situações de urgência e emergência.

A mudança contraria um abaixo-assinado on-line, que começou a circular pelas redes sociais na quinta-feira (20).

Leia MaisEstado de SP tem 80,1% da população completamente vacinada contra Covid-191º Festival de Verão de Campos do Jordão estreia neste sábadoPrevisão do tempo: máximas podem chegar aos 33ºC na RMValeDe acordo com a Secretaria de Saúde, o local atual abrigará o Caps AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas) Psicóloga Magaly Aparecida do Amaral Patrício Indiani, cujos atendimentos começam em 31 de janeiro.

A reorganização da rede de saúde mental do município é necessária à adequação às legislações vigentes e às normas e regras do Ministério da Saúde.

Além da criação da Unidade de Saúde Mental - Caps AD 3, o quadro de profissionais nos demais equipamentos também está em recomposição para melhorar as ações em saúde mental.

UPA de Saúde Mental

Embora instituído em São José desde 1982, a UPA de Saúde Mental não consta na organização da Rede de Atenção Psicossocial, prevista nas legislações vigentes. Por isso, o redimensionamento e adequação da rede são necessários.

A prefeitura afirma que, com a transferência para o novo endereço e a criação do Caps AD 3, a triagem de pacientes e o tempo de espera para atendimento tendem a melhorar.

Além desses pontos, as UPAs regulares e hospitais também acolhem pacientes com questões psicológicas. Eles poderão ser deslocados à Unidade Emergencial em Saúde Mental 24 horas ou encaminhados aos Caps de referência e ambulatórios da cidade, se necessário.

Nova unidade

O novo Caps AD 3 ampliará o horário de atendimento para 24 horas aos pacientes em tratamento de dependência química e outros transtornos mentais. Oferecerá suporte de atendimento noturno e aos finais de semana para pacientes com transtornos mentais assistidos em outras unidades de saúde mental do município.

Leitos

O Caps AD 3 terá dez leitos mistos para internações de até 14 dias, quando identificada a necessidade em pacientes acompanhados pelos Caps. Esse serviço deve diminuir o número de internações psiquiátricas de longa permanência, possibilitando o aumento da capacidade de atendimento em torno de 500 casos por mês.

Cada paciente inserido no Caps AD 3 contará com projeto terapêutico individual, construído entre o paciente, familiares e equipe multidisciplinar.

Medicamentos

O novo Caps AD 3 será a referência da região sul na dispensa de medicamentos controlados.

Atualmente, a dispensa está centralizada no ambulatório do CVV, no centro, que atende em média 8 mil pacientes e manterá a distribuição para as demais regiões.

Essa medida beneficiará a população da região sul, que representa aproximadamente 50% dos atendimentos. .

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.