Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

São Sebastião: Baía do Araçá sofre com intervenções há mais de 70 anos

20140507_baia o araca_São Sebastião_(Reprodução/Facebook) (24).jpg

São Sebastião: Baía do Araçá sofre com intervenções há mais de 70 anos

Reprodução/Facebook

A Baía do Araçá, em São Sebastião, vem sofrendo alterações em suas características desde 1936, devido a uma série de obras. Com a ampliação do porto da cidade, que irá cobrir 75%  da baía com uma laje de concreto, apoiada em 17.067 estacas, o local pode ter danos ambientais irreparáveis.

"A intervenção provocada pelos pilotis de sustentação da cobertura de concreto irá alterar o fluxo de água e de sedimentos, provocando danos também sobre os núcleos remanescentes de manguezal", afirma a Dra. Yara Novelli, maior autoridade sobre manguezal do Brasil.

Há muitos anos, o Mangue do Araçá está exposto a ocupações irregulares, efluentes de esgoto doméstico e proximidade do Porto de São Sebastião e do Terminal Aquaviário da Petrobras, onde ocorrem constantes vazamentos de óleo.

De 1936 a 1955, foi realizada a obra da barreira criada a partir da construção do porto, isolando praias e formando o Araçá. O projeto alterou a circulação natural das águas, o que levou ao processo de assoreamento. Anos depois, em 1988, foi assoreada toda a ponta do Araçá.

Ainda na década de 1980, houve a instalação de um emissário submarino de esgoto sanitário da Sabesp, que entrou em operação em 1990. Um estudo apontou que a topografia, circulação hídrica e, consequentemente, as características sedimentológicas, foram alteradas. Segundo o biólogo Álvaro Migotto, o esgoto da região central da cidade é despejado nas proximidades do Araçá por meio desse emissário. Ainda existe um inquérito civil, de 1995, que foi arquivado, cujos objetos de investigação são os eventuais danos ambientais causados em razão do projeto de ampliação do porto e das intervenções ocorridas no mangue.

Estudo
Desde os anos de 1940, o Araçá vem sendo estudado por várias instituições como o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo.

Araçá
A baía do Araçá é uma pequena enseada limitada por flancos rochosos, que abrange quatro praias, duas ilhotas, três núcleos principais de bosques de manguezal e uma extensa planície de fundo mole, descoberta inteiramente em períodos de maré baixa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.