Ernaninho (PSC) e Neto (PHS), respectivamente, candidatos às vagas
de deputado estadual e federal por São Sebastião
Jorge Mesquita/Imprensa Livre
Os candidatos sebastianenses Ernane Primazzi (PSC) e Onofre Santos Neto (PHS), que concorrem aos cargos de deputado estadual e federal, respectivamente, têm suas candidaturas questionadas pela Justiça. Ambos foram intimados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para contestar as impugnações.
A coordenadora de processamento do TRE, Maria Gabriela Micucci Pires deu conhecimento que os pedidos de registro de candidaturas foram impugnados. Assim, os sebastianenses foram intimados a apresentar contestação em sete dias.
Tanto Ernaninho, quanto Neto tiveram seus nomes divulgados no segundo edital de postulantes, publicado no último dia 18, pelo TRE-SP. O prazo para a apresentação de impugnações foi encerrado na última quarta-feira.
Mesmo com os questionamentos da Justiça Eleitoral, Ernaninho e Neto ainda mantém a validade de seus registros, já que as impugnações não condicionam em indeferimento das candidaturas antes de julgamento. Os julgamentos da Justiça Eleitoral podem impugnar candidatos, partidos e coligações.
Neto e Ernaninho estão entre os 825 que tiveram suas candidaturas impugnadas no Estado, o que significa mais de 60% dos candidatos. Há ainda um balanço do terceiro edital, com mais de 800 pedidos de registros, que ainda não foram divulgados.
Burocracia
A reportagem apurou que a natureza das impugnações aos sebastianenses teria origem na burocracia. Há de certo expectativa de revés da situação por parte de ambos que vislumbram não terem prejuízos eleitorais.
Por meio de nota oficial, Ernaninho respondeu: “Diante das postagens que se acaloram nas redes sociais, quanto às impugnações aos registros de candidatura a diversos candidatos que concorrem ao pleito de 2014, ocorrendo inclusive em nossa região, a equipe do candidato Ernaninho, em respeito a todos que o apoiam, vem esclarecer que a impugnação apresentada pelo Ministério Público deu-se apenas em razão da ausência de documentos quando do pedido de registro de candidatura, que por motivo desconhecido não fora colacionado aos autos. Esclarece ainda, que ausência já fora imediatamente sanada por seus advogados e aguardamos confiantes que a Justiça será feita e alcançaremos juntos mais uma vitória para o nosso município e região. A campanha continua certo que a Justiça será feita e restará comprovado que o candidato Ernaninho reúne todas as condições de elegibilidade exigidas pela Legislação Eleitoral”.
Já Onofre Neto foi procurado pela reportagem, mas até fechamento desta matéria não houve retorno.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.