RMVale

Segundo dia da Expo Meon Turismo debate acessibilidade e parcerias público-privado

Maior feira de turismo da RMVale e Litoral Norte chega é realizado no Parque Tecnológico de São José e chega a seu encerramento neste domingo (13)

Escrito por Léo Arruda e Léo Lenzi

12 NOV 2022 - 17H59 (Atualizada em 12 NOV 2022 - 18H13)

Léo Lenzi/Meon

A Expo Meon Turismo finalizou o segundo dia de evento neste sábado (12), com debates importantes sobre temáticas sociais nesta área, assim como formas de explorar a acessibilidade para deficientes e a relevância de os órgãos governamentais atuarem em conjunto com a iniciativa privada e a sociedade nas estratégias de fomento ao turismo.

O evento é realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Após abertura nesta sexta (11), a feira de turismo segue até este domingo (13). Veja a programação COMPLETA clicando aqui.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Led8JTzToBSEKCgdlKiFyX

As atividades do dia tiveram início às 10h, com participação de José Fernandes, Diretor da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, Solange Barbosa, CEO da Rota da Liberdade, e Carlos Humberto da Silva Filho, CEO da Diáspora Black. A mediação foi de Bruno Omori, presidente do IDT-CEMA.

Léo Lenzi/Meon
Léo Lenzi/Meon


Voltado para o ecoturismo e turismo de aventura, José Fernandes pontuou a adaptação feita por ele nos chalés e nas atividades executadas em sua rede de hotéis fazenda: "inclusão é desenvolver seu produto para que todos os públicos possam utilizar", disse.

Ele ainda contra argumentou contra a possibilidade de ser "custoso demais" realizar adaptações. " Com um pouquinho de imaginação você consegue fazer as adaptações por baixo custo, e de modo que vão melhorar as coisas para todos os públicos, não só para os deficientes", afirmou.

Léo Lenzi/Meon
Léo Lenzi/Meon


Carlos, da Diáspora Black, apontou a relevância de os profissionais de turismo levarem em consideração as mudanças na sociedade e focarem na experiência do cliente. "Trabalhar com turismo é trabalhar com sonhos e histórias, com experiências. Hoje nós precisamos considerar a mudança da sociedade para produzir experiências de turismo condizentes com as atualidades", disse.

Após a pausa para o almoço, o segundo painel do dia recebeu Aline Arantes, diretora de turismo de São José dos Campos; Maria Fernanda Gonçalves Galter, secretária municipal de turismo de Caraguatatuba; e Ricardo Vilhena, presidente da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT), sendo mediado novamente por Bruno Omori.

Léo Lenzi/Meon
Léo Lenzi/Meon
Painel do segundo dia da Expo Meon Turismo


Maria Fernanda falou sobre a importância do engajamento da sociedade civil no setor de turismo, citando a necessidade da união entre poder público, iniciativa privada e sociedade.

Aline Arantes também abordou o trabalho feito em São José dos Campos com as diferentes rotas turísticas, além de mencionar que "o turismo tem como essência unir pessoas e profissionais". Já Ricardo Vilhena, falou da importância da criação de mecanismos que estimulem a iniciativa privada a atuar no turismo, com hotéis, restaurantes e até atrações turísticas que não sejam de administração pública.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Léo Arruda e Léo Lenzi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.