Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Nanossatélites produzidos na RMVale são promissores diz pesquisador

Jordi Puig-Suari (4º da esquerda para a direita) na entrega de pré-relatório sobre nanossatélites ao presidente da AEB, José Raimundo Coelho (Valdevino Jr./CCS-AEB)

Jordi Puig-Suari (4º da esquerda para a direita) na entrega de pré-relatório

Valdevino Jr./CCS-AEB

O estágio alcançado no desenvolvimento de pequenos satélites na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é bastante positivo e segue em uma direção promissora. A avaliação é do professor Jordi Puig-Suari, da Cal Poly (Universidade Politécnica da Califórnia), nos Estados Unidos, apontado como um dos maiores especialistas nesse segmento espacial.

Após ter ficado sete dias no Brasil para participar da revisão crítica de alguns projetos, o Co-criador dos CubeSats entregou para o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), José Raimundo Coelho, um pré-relatório com observações e considerou a capacitação e a formação de recursos humanos especializados um dos pontos mais importantes do desenvolvimento de pequenos satélites no país.

Os projetos avaliados pelo engenheiro foram o NanosatBR1, AESP-14, Projeto Serpens, ITASat, UbatubaSat e o Transponder (placa para coleta de dados) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que deve ser embarcado no ITASat. O NanosatC-Br1, AESP-14 e UbatubaSat, estão programados para serem lançados no segundo semestre de 2014.

Na RMVale, Puig Suari visitou o Inpe, ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Escola Municipal Presidente Tancredo Almeida Neves, em Ubatuba.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.