Por Caroline Corrêa Em RMVale Atualizada em 29 NOV 2020 - 13H40

Segundo turno das eleições em Taubaté é marcado por movimento tranquilo; Veja resumo

O eleitor taubateano não enfrenta grandes filas nos locais de votação


Taubaté é uma das 57 cidades brasileiras que realizam o segundo turno das eleições neste domingo (15). Mais de 229 mil eleitores devem comparecer às urnas para escolher o novo representante do poder executivo da cidade. Em uma eleição histórica, os munícipes devem escolher entre Loreny, do Cidadania, e Saud, do MDB.

Em alguns locais de votação houve uma pequena fila de espera para abertura dos portões, que não ultrapassou de 15 pessoas. As escolas abriram pontualmente às 7h da manhã.

O maior local de votação fica na Escola Estadual Jacques Felix, na Vila Albina, com cerca de 7 mil eleitores. O local pertence à zona 407ª, que possui 381 seções. Já a Escola Estadual Monteiro Lobato, mais conhecida como Estadão, tem 5.948 eleitores e pertence à zona 141ª, com 221 seções.


Na frente da Escola Estadão não há filas


Na escola “Estadão”, o primeiro turno foi marcado por movimentação mais intensa no período da manhã, onde foram organizadas duas filas, em frente à escola, para facilitar a votação. Mas neste domingo de segundo turno, a escola não registrou filas e teve movimentação tranquila. “No primeiro turno, a gente limitava o fluxo de pessoas e barrava na fila para entrar, desta vez, abrimos os portões laterais e conseguimos liberar mais pessoas. Tá tudo rápido”, explica Iara Cristina Villas Boas, representante do cartório. “As pessoas entram por um lugar e saem por outro, no primeiro turno não foi assim”, complementa.


No colégio Jacques Félix, o eleitor não encontrou filas


No colégio Jacques Felix, maior local de votação da cidade, a manhã também teve movimento tranquilo. Não haviam filas e a votação aconteceu de forma muito rápida. A dona Claudinéia Porto, 57 anos, até se assustou quando viu que haviam poucas pessoas pelos corredores das sessões. “Eu tô achando que eles tão deixando de lado, não estão vindo votar. Não tem ninguém, tá tranquilo”, comenta. A eleitora diz que votar é exercer o papel de cidadã. “Eu sempre venho votar, todas as eleições eu estou presente”, diz.

No Colégio São Luiz, na Vila São José, haviam poucas pessoas nas filas. “Nesse local de votação, o número de abstenções do primeiro turno foi de 50%”, disse um mesário. Nas eleições do dia 15, Taubaté registrou um total de 29% de abstenções, ou seja, de pessoas que não compareceram as urnas.

Problemas nas Urnas

Até o momento, apenas uma urna apresentou falhas e precisou ser substituída na Escola SAAD.

Candidatos vão às urnas

O candidato do MDB, Saud, votou por volta das 10h, no Colégio Idesa, que fica no centro da cidade.

Divulgação
Divulgação


A candidata do Cidadania, Loreny, votou na Escola Diácono José Ângelo Victal, por volta das 11h.

Divulgação
Divulgação


Confira mais detalhes no nosso boletim informativo, em vídeo:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.