Pesquisa aponta empate técnico entre Marina Silva e Dilma Rousseff
Divulgação
Faltando um mês para a eleição, a candidata à presidência da República Marina Silva (PSB), principal adversária de Dilma Roussef (PT) na corrida eleitoral, não tem nenhum material de campanha nas 39 cidades da RMVale. Somente a partir deste final de semana devem começar a chegar as primeiras peças de divulgação para o trabalho de militantes e simpatizantes.
O coordenador regional da campanha de Marina, vereador João Vidal (PSB), de Taubaté, diz que vai nesta sexta-feira (5) a São Paulo em busca de material. “O número do CNPJ da conta da candidata só saiu na semana passada, por isso ficamos sem propaganda para trabalhar”, conta.
Segundo Vidal, estava programada a vinda do então candidato Eduardo Campos, que morreu em acidente de avião em 13 de agosto, para inaugurar o comitê central, em Taubaté, que responderá pelas atividades da campanha em toda a região. Com a substituição de Campos por Marina, o planejamento voltou à estaca zero. Agora não há expectativa de espaço na agenda de Marina para fazer campanha na RMVale.
“Ela virá a Aparecida no dia 16 para o debate que já está programado. Tentamos incluir uma vinda da candidata à região no dia 12, mas não houve resposta”, diz.
O coordenador regional afirma que aumentou sensivelmente a adesão à candidatura do PSB com a indicação de Marina Silva, mas prevê que não vai haver nenhuma mudança substancial na estratégia da campanha. Ele não soube informar quantos militantes deverão atuar na região até o dia da eleição.
“Vamos trabalhar com os militantes e também com os simpatizantes, que têm entrado em contato em grande número nos últimos dias em busca de material”, explica Vidal. Quanto a recursos financeiros para ampliar a campanha na região, ele garantiu que não espera nada além do material de campanha tradicional.
Menor
Vidal admite que a estrutura de campanha do PSB na região, nesta reta final, será menor que a dos seus adversários, PT e PSDB. “A nossa estrutura vai ficar um pouco atrás, mas vamos compensar isso brigando no discurso, nas propostas”, afirma.
Em São José dos Campos, maior colégio eleitoral da região, o presidente do partido, Erivelto Wagno Santos, prevê que o PSB irá reunir cerca de 100 militantes para atuar no último mês da campanha.
“Até o momento não tivemos material e nem campanha de rua, mas é preciso reconhecer que o clima mudou totalmente com a candidatura da Marina”, diz Santos. “Nos próximos dias, em conjunto com militantes da Rede, vamos montar uma banca na praça Afonso Pena para concentrar ali as atividades da campanha.”
Os seis candidatos a deputado pelo partido na região -três a estadual e três a federal- também estão empolgados com a possibilidade de que a votação de Marina alavanque a deles. “Em 2010 os votos de Marina ajudaram o PSB a eleger seis deputados federais em São Paulo. Por isso, o ânimo dos candidatos locais aumentou muito”, diz João Vidal, que concorre a deputado estadual.
A pesquisa de intenção de votos mais recente, divulgada pelo instituto Datafolha na quarta-feira (3), coloca Marina com 34% dos votos, em situação de empate técnico com a candidata do PT, Dilma Rousseff, que tem 35%. Aécio Neves, do PSDB, vem em terceiro, com 14% da preferência do eleitor.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.