O senador Major Olímpio (PSL), que sofreu morte cerebral por complicações em decorrência da Covid-19 nesta quinta-feira (18), não poderá doar órgãos.
A família fez uma postagem nas redes sociais do parlamentar nesta sexta-feira (19) anunciando a impossibilidade da doação.
“A doação de órgãos era um desejo do Senador e foi autorizada pela família, contudo, por conta da questão da Covid-19 os médicos avaliaram que não seria possível a realização”, diz o comunicado.
O médico Jorge Padilla, coordenador do setor de transplantes da Santa Casa de São José dos Campos, explica porque o transplante não é possível em casos de pessoas infectadas.
“Esses pacientes não podem ser doadores de órgãos justamente pelo risco de transmissão dessa doença para o receptor. O receptor de órgãos ainda recebe medicações que abaixam a imunidade e o risco de acontecer uma infecção grave por covid é muito grande”, explica o médico.
Dr. Jorge Padilla explica ainda que, caso o paciente tivesse sido contaminado por Covid-19 há algum tempo, existe a possibilidade da doação de órgãos.
“Se você já teve o covid já há algum tempo e já passou dois ou três meses, aí não teria problema, mas estou falando de pacientes que já tiveram a muito tempo. Porém, se o paciente está com covid, está internado por covid e entra em morte encefálica, essas pacientes com infecção aguda não podem ser doadores de órgãos”, conclui o doutor.
Previsão do tempo em São José nesta terça-feira (8)
Previsão aponta dia de sol com poucas nuvens e sem chuva; temperatura oscila entre 10 °C e 21 °C e não há chance de arco-íris
Pagamento de adicionais a servidores gera polêmica em Taubaté
Prefeito Sérgio Victor explica medidas a serem adotadas
BRICS desafia hegemonia ocidental com nova configuração global
Bloco ganha novos membros
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.