O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São José dos Campos, oferece 48 vagas para um novo curso de formação profissional de jovens que desejam trabalhar em indústrias no setor aeroespacial. As aulas iniciam em agosto de 2021.
De acordo com o Senai, o curso foi construído com apoio do INVOZ, do Cluster Aeroespacial e de empresários do setor, que participaram na construção dos conteúdos e indicação das tecnologias necessárias para a formação alinhada às necessidades das indústrias.
Poderão se candidatar a uma vaga estudantes com ensino fundamental completo, com idade mínima de 14 anos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O processo seletivo ocorrerá por meio da análise do histórico escolar. O período de inscrição está sendo definido pelo Senai e será divulgado em breve. As datas serão divulgadas no site da escola e nas redes sociais do Senai-SJC.
O programa completo terá duração de dois anos, sendo o primeiro para formação de Mecânico de Usinagens Especiais, e o segundo para formação de Mecânico de Usinagem Aeroespacial. A admissão para o segundo ano dependerá do desempenho e aproveitamento dos alunos na primeira etapa do programa de formação.
O diretor do Senai de São José, Mauricio Ogawa, afirma que os jovens sairão do curso aptos para atuar na construção de peças com geometrias complexas e materiais especiais.
No primeiro ano do programa, serão oito horas de aula por dia, totalizando 1.600 horas. Nesta etapa, os alunos terão aulas de matemática e ciências aplicadas à usinagem; sistema de gestão e qualidade; desenho técnico mecânico; desenho técnico 3D; controle dimensional; tecnologia da usinagem; máquinas convencionais e operações manuais; usinagem em máquinas a CNC; manutenção e fluidos; manufatura assistida por computador; comunicação em multimeios, e desenvolvimento pessoal e profissional.
O conteúdo do curso Mecânico de Usinagem Aeroespacial, segundo ano do programa de formação, ainda será formatado.
De acordo com o diretor do Senai, as empresas do setor aeroespacial podem contribuir com a formação dos estudantes ingressantes contratando-os como aprendizes. Pela legislação atual, o Jovem Aprendiz tem direito a uma bolsa auxílio, carteira assinada, recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias e 13º salário.
Criança cai de mirante em cânion na Serra Gaúcha
Garota de 11 anos foi localizada por drone com câmera térmica
Brasileiros invadem Instagram de Trump após anúncio de tarifas de 50%
Usuários brasileiros protestaram contra novo imposto americano
SJC: Empresária é presa com armas e três crianças em carro
Ela tentava vender revólveres com numeração raspada em posto de combustíveis
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.