Por Andressa Lorenzetti Em RMVale Atualizada em 15 ABR 2021 - 12H26

Servidor do governo estadual é exonerado após ser flagrado na praia durante fase emergencial

Ele foi abordado por fiscais em São Sebastião e filmado por uma equipe de reportagem da Tv Globo

Reprodução/ TV Globo
Reprodução/ TV Globo
Lucas Maia Zilioli foi flagrado na praia na fase emergencial


Um funcionário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico foi flagrado pela fiscalização em uma praia de São Sebastião, durante a fase emergencial do Plano SP. O caso registrado no dia 28 de março, foi exibido pelo programa Profissão Repórter da Rede Globo, nesta semana. 

Após a exibição do programa, Lucas Maia Zilioli,  foi exonerado da função nesta quarta-feira (14). Ele estava na praia de Juquehy e foi abordado enquanto a fase mais restritiva do plano estava em vigor, e as praias "fechadas". Apenas atividades esportivas individuais, como corrida e natação, estavam permitidas.

"A Secretaria de Desenvolvimento Econômico lamenta o ocorrido e salienta que as condutas individuais de servidores não refletem o posicionamento da Secretaria e do Governo do Estado de São Paulo. Informa também que a exoneração foi oficializada nesta quarta-feira (14), a critério da administração", informou a SDE em nota. 

O servidor disse à fiscalização, durante a reportagem, que entendia as medidas, mas dependendo do lugar. Afirmou que se sentia seguro na praia. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico coordenou a criação e a execução do Plano São Paulo, que regulamenta as restrições no estado durante a pandemia. O plano segue dados da Secretaria de Saúde para determinar a classificação de cada região.

O estado de São Paulo entrou na fase emergencial da quarentena no dia 15 de março e ficou até o dia 11 de abril. Desde o dia 12 de abril, o estado retornou à fase vermelha. As atualizações são repassadas em coletiva de imprensa semanalmente pelo governo estadual. 

Barreiras sanitárias

A prefeitura de São Sebastião, onde o servidor foi flagrado, fez barreiras sanitárias na estrada para tentar evitar a entrada de visitantes no feriado prolongado da capital, que ocorreu em meio à fase emergencial. A medida provocou filas de até 4 horas na entrada da cidade, mas somente visitantes que testavam positivo para a doença eram proibidos de entrar na cidade. 

Apesar da permissão de entrada de turistas, todos eram orientados a cumprir as medidas sanitárias e restritivas. O trabalho da fiscalização era justamente impedir o descumprimento das regras, como a permanência nas praias.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andressa Lorenzetti, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.