Os servidores da Fundação de Saúde e Assistência do Município (Fusam) decidiram manter a greve iniciada há nove dias, após reunião com o prefeito de Caçapava, Yan Lopes, realizada nesta terça-feira (11). O encontro, que contou com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) e da CSP-Conlutas, não trouxe avanços nas negociações.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Segundo o sindicato, o prefeito se recusou a restabelecer o fornecimento das refeições aos servidores — principal motivo que levou à deflagração da paralisação. Durante a reunião, Lopes teria mantido postura irredutível, sem apresentar propostas para solucionar o impasse.
Após o encontro, os dirigentes sindicais realizaram uma assembleia com os trabalhadores para repassar as informações. Diante da falta de acordo, a categoria votou pela continuidade da greve e pela intensificação das denúncias sobre o que chamam de “descaso da administração municipal” com o serviço público de saúde.
Entenda o caso
A crise teve início quando, segundo o Sindserv, o prefeito determinou o corte do fornecimento das refeições aos funcionários da Fusam — decisão tomada às vésperas de uma viagem oficial à Europa. A medida foi considerada uma retirada de direito histórico dos servidores, que tinham o benefício de se alimentar no local de trabalho.
Além disso, o valor do vale-alimentação foi reduzido pela metade, passando de R$ 850 para R$ 425, o que, segundo o sindicato, representa uma violação do Acordo Coletivo de Trabalho firmado pela própria gestão municipal.
O presidente do Sindserv, Edson Enrique, afirmou que a greve será suspensa assim que o fornecimento de alimentação for retomado.
“Caso o fornecimento da alimentação seja restabelecido, a greve será encerrada e as demais pautas poderão ser discutidas na Campanha Salarial do próximo ano. Os servidores reafirmam que não recuarão enquanto seus direitos forem desrespeitados”, declarou.
As 10 melhores praias de Ilhabela para visitar
Guia inclui destinos para aventura, mergulho e lazer familiar
Copa 2026: Camisa vermelha da Seleção Brasileira volta a gerar polêmica
Novas imagens do suposto uniforme ‘vermelho brasa’ da Seleção para 2026 circulam
Norris, líder da F1, revela tática contra críticas
Após vencer o GP de São Paulo, piloto da McLaren afirma que aprendeu a manter o foco
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.