No Réveillon, mesmo quem não acredita acostuma aderir a algumas práticas supersticiosas, mesmo que por brincadeira, com esperança de um ano novo melhor, com paz e prosperidade. Os costumes variam entre as regiões do país, entre as mais comuns são pular sete ondinhas à meia-noite, vestir-se com cores que representam seus desejos ou comer alimentos que, dizem, podem trazer boa sorte.
Veja abaixo alguns alimentos consumidores neste período que, dizem, não poder faltar na sua mesa do Réveillon.
Romã
Dizem que para garantir a sua sorte na virada você deve comer uma romã fazendo um pedido. Depois, seque doze caroços no guardanapo, dobre e guarde na carteira para atrair dinheiro e boas vibrações o ano inteiro.
Carne suína
Reza a lenda que comer carne de porco na virada tra zbons agouros porque ele “fuça para a frente”, o que poderia atrair dinheiro e sucesso em novos projetos.
Peixe
Se você está no litoral, pode trocar a carne suína por peixe, que dizer dar sorte e trazer fortuna por “nadar para frente”.
Lentilha
Uma outra simpatia cada vez mais comum no Brasil é o consumo de lentilhas no Réveillon, sua cor verde simboliza esperança e fartura. Uma colherada de lentilha na hora da virada, aumentaria sua sorte e prosperidade no Ano Novo. A cor verde
Uvas
As uvas são muito utilizadas nas mesas de fim de ano, pois simbolizam celebração, oferta e comunhão. Assim como as romãs, para simpatia do Ano Novo basta pegar 12 caroços de uvas consumidas na virada, embrulhá-las em um guardanapo e carregar na carteira ao longo do ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.