Os vereadores de São José dos Campos aprovaram, na madrugada desta sexta-feira (19), em sessão ordinária, um projeto de lei que altera a legislação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A proposta regulamenta a tributação de serviços prestados por meio de plataformas digitais, como aplicativos de transporte, marketplaces e outros serviços intermediados pela internet.
O texto foi aprovado por 16 votos a favor e 5 contrários. Também foi incluída uma emenda apresentada pelo vereador Roberto do Eleven (PSD), que excluiu os aplicativos de hospedagem da nova regra de cobrança.
Com a aprovação, as próprias plataformas digitais passam a ser responsáveis pelo recolhimento do imposto, em um regime de substituição tributária.
Na justificativa enviada ao Legislativo, o prefeito Anderson Farias (PSD) destacou que a lei busca atualizar a legislação diante das transformações do mercado.
“A legislação atualmente vigente não contempla de forma adequada essa nova dinâmica de prestação de serviços. O objetivo é alinhar a tributação municipal à realidade econômica atual, reconhecendo o papel central desempenhado pelas plataformas digitais como intermediadoras da nova economia e, ao mesmo tempo, evitando perdas na arrecadação decorrentes da dificuldade em identificar individualmente todos os prestadores e tomadores de serviços”, afirmou o prefeito.
Como votaram os vereadores
✅ A favor:
Carlos Abranches (Cidadania); Claudio Apolinário (PSD); Fabião Zagueiro (PSD); Fernando Petiti (PSDB); Gilson Campos (PRD); Lino Bispo (PL); Marcão da Academia (PSD); Marcelo Garcia (PRD); Milton Vieira Filho (Republicanos); Rafael Pascucci (PSD); Renato Santiago (União); Roberto Chagas (PL); Roberto do Eleven (PSD); Rogério da Acasem (PP); Sidney Campos (PSDB); Zé Luís (PSD).
🚫 Contra:
Amélia Naomi (PT); Juliana Fraga (PT); Senna (PL); Sérgio Camargo (PL); Thomaz Henrique (PL).
BNDES já aprovou R$ 1,2 bi em recursos do Programa Brasil Soberano
Empresas que sofrem com impacto do tarifaço podem solicitar crédito
Vale Rodeio Show encerra 1º fim de semana com sucesso de público
Programação retorna na sexta-feira (26)
Esquerda vai às ruas contra anistia e PEC da Blindagem
Manifestações vão acontecer em diversas capitais neste domingo (21)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.