RMVale

SJC: Empreendedores criativos ganham portal e game

Estreia com roteiro online acontece no dia 29 de novembro

Escrito por Meon

21 NOV 2023 - 12H25 (Atualizada em 21 NOV 2023 - 14H02)

Canvas/Divulgação

Economia criativa com foco no território. Essa é a proposta do projeto "Mapa da Energia Criativa – Vale do Paraíba”; que lançará no dia 29 de novembro, às 18h, um portal com roteiro online e um jogo lúdico com empreendimentos criativos mapeados no Vale. O projeto é uma iniciativa da EDP, com realização e curadoria da Garimpo de Soluções. O evento de lançamento traz parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e ocorrerá com entrada franca no Galpão Altino, no Parque da Cidade, em São José dos Campos.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

O projeto é um reconhecimento da importância dos negócios criativos para a economia, a sociedade e o território. Para dar-lhes mais visibilidade, o mapeamento selecionou, em 17 municípios, 103 empreendimentos que valorizam em seus serviços e produtos, o regionalismo e particularidades do Vale do Paraíba, nas áreas de gastronomia, artes, música, moda, design, audiovisual, patrimônio, entre outros. Cada empreendedor teve sua história registrada em texto e vídeo. O resultado foi transformado em um portal online, com informações sobre os produtos e serviços; e convertido em um jogo de tabuleiro, gamificando os empreendimentos mapeados.

"A EDP investe em ações que valorizam os territórios de sua atuação, a partir de ações práticas de impacto social, econômico e cultural. Por isso, o Mapa da Energia Criativa tem um significado especial para a companhia, já que potencializa iniciativas locais e amplia a visibilidade destes empreendedores dentro e fora da região,” destaca Cristiane Fernandes, diretora da EDP São Paulo.

Além do mapa interativo, o projeto conta com um jogo lúdico voltado para estudantes e jovens, que pode ser baixado gratuitamente, em formato para impressão, diretamente do site do projeto. O conteúdo tem como objetivo estimular o empreendedorismo criativo da região, de forma leve e informativa. "A gamificação faz com que o aluno veja o significado no aprendizado. E isso faz com que ele registre esse conhecimento. A partir do momento em que você transforma o conteúdo em um jogo, você ganha o aluno”. Afirma Katia Leite, Coordenadora de Educação em Guaratinguetá.

Lançamento do Portal

O evento de lançamento contará com um painel sobre economia criativa comandado por Ana Carla Fonseca - especialista internacional em Economia Criativa e a participação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo; Cristiane Fernandes, Diretora da EDP em São Paulo; e Janice Junquera, Gerente Regional do Sebrae SP. A programação ainda trará o show "Cena de Mulher”, no Palco do Arquivo, com curadoria da cantora Cintia Jardim e as artistas convidadas Ligia Kamada e Meire de Origem - as três empreendedoras foram selecionadas pelo Mapa da Energia Criativa.

O Projeto

Em sua primeira etapa, o "Mapa da Energia Criativa – Vale do Paraíba” realizou pesquisas, visitas técnicas e entrevistas nas cidades de Jacareí, Santa Branca, São José dos Campos, Monteiro Lobato, Caçapava, Jambeiro, Tremembé, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Potim, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Canas e Cruzeiro, em busca de empreendimentos de excelência e cuja proposta dialoga com as singularidades do Vale do Paraíba. Foram também realizados três workshops, em parceria com as Prefeituras de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. O conteúdo foi ministrado por Ana Carla Fonseca e Ale Castañé, da Garimpo de Soluções, acompanhados em cada atividade pelos gestores públicos de cultura, por Ariane Canelas (Gerente Regional do Sebrae), Luiza Morandini (Especialista em cultura e gestora do projeto no Instituto EDP) e por empreendedores criativos locais.

Serviço

Lançamento do portal e do jogo "Mapa da Energia Criativa”

Dia 29 de novembro, às 18h, no Galpão Altino - Parque da Cidade, em São José dos Campos

Show "Cena de Mulher” – com Cinthia Jardim, Ligia Kamada e Meire d'Origem, no Palco do Arquivo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...