A Prefeitura de São José dos Campos realizará nesta quinta-feira (7), das 13h30 às 17h, mais uma atividade de conscientização e sensibilização sobre a prevenção da violência contra as mulheres.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A mobilização, promovida pela secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Proteção ao Cidadão, será no calçadão da rua 7 de Setembro, no Terminal Central (Rodoviária Velha) e em locais de grande fluxo de pessoas na região central.
Participarão representantes da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, guardas civis municipais que integram a Patrulha Maria da Penha e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e de entidades da sociedade civil organizada que atuam na defesa das mulheres.
Serão distribuídos aos munícipes folders e cartões sobre a rede municipal de acolhimento e proteção às mulheres e cartilhas da Patrulha Maria da Penha.
Ampliar as equipes da Patrulha Maria da Penha, manter o abrigo protetivo para mulheres em situação de violência doméstica, manter o fornecimento de botões de pânico para mulheres vítimas de violência e ampliar o atendimento da Delegacia Virtual da Mulher 24 horas, em parceria com a Polícia Civil, integram o Plano de Gestão 2025-2028.
Agosto Lilás
A atividade desta quinta-feira integra as ações da campanha Agosto Lilás, que será realizada ao longo de todo este mês em todo o país e será marcada por ações de mobilização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
A campanha deste ano destaca que a violência pode ser evitada e reforça que a Lei Maria da Penha salva vidas.
A ação acontecerá no dia em que serão comemorados os 19 anos da Lei Maria da Penha. Reconhecida mundialmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.
Acolhimento e proteção
São José possui uma ampla e integrada rede de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, envolvendo secretarias municipais como Apoio Social ao Cidadão; Proteção ao Cidadão; Saúde e Educação e Cidadania.
Ações constantes de prevenção e orientação são realizadas na cidade, lideradas pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é atuante e trabalha em parceria com a Prefeitura.
Nas três unidades de Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculadas à Prefeitura, o serviço é especializado e atende mulheres com direitos violados por negligência, abandono e violência.
As mulheres que sofrem ameaças e correm risco de morte têm à disposição abrigo protegido sigiloso, com toda a segurança.
Em mais uma ação para ampliar a proteção das mulheres, no final do ano passado a Prefeitura lançou o Manual do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
Também existem serviços e programas voltados para a saúde integral da mulher.
Patrulha Maria da Penha
Em outra frente de atuação, a Prefeitura mantém a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal.
Desde sua criação, em junho de 2019, e até o último dia 05 de agosto, o programa já realizou mais de 1.400 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, resultando na prisão de 100 agressores por descumprimento de medidas protetivas.
Atualmente, mais de 155 mulheres estão sob acompanhamento ativo da equipe. O principal objetivo garantir a segurança de mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça, prevenindo a reincidência da violência e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.
As equipes realizam visitas regulares às vítimas e patrulhamento preventivo nos locais que elas frequentam, com foco no cumprimento das medidas judiciais. As viaturas não possuem identificação externa e contam com guardas femininas, o que proporciona mais sigilo e empatia no atendimento.
Denúncias
A Prefeitura incentiva os munícipes a denunciarem situações de violência contra as mulheres. As ligações são gratuitas e anônimas e podem ser feitas a qualquer hora do dia pelos números:
• 180 (Disque Denúncia do governo federal) - 24 horas
• 153 (Guarda Civil Municipal e Patrulha Maria da Penha) - 24 horas
• 190 (Polícia Militar) - 24 horas
• Delegacia de Defesa da Mulher: 3941-4140 - 24 horas
STF condena a 17 anos de prisão mecânico que sentou na cadeira de Moraes
Fábio de Oliveira foi filmado durante invasão
PRF divulga programação da passagem de carga gigante pela Via Dutra
Transformador tem 136 metros de comprimento
Ataque de Hiroshima e Nagasaki completa 80 anos
Bombas atômicas foram usadas pela primeira vez
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.