RMVale

SJC: Rio comprido recebe estação meteorológica da Defesa Civil

No total, serão instaladas 35 unidades na cidade

Escrito por Meon

13 DEZ 2023 - 16H05 (Atualizada em 13 DEZ 2023 - 16H41)

Claudio Vieira/PMSJC

O Rio Comprido, localizado na região sul de São José dos Campos, recebeu a primeira instalação da nova estação meteorológica da Defesa Civil. A empresa vencedora da licitação já iniciou as instalações, e outros bairros da cidade também estão programados para receber esses equipamentos. No total, serão instaladas 35 estações equipadas com pluviômetros, conectadas diretamente ao Centro de Segurança e Tecnologia (CSI), para monitorar áreas de risco na região.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

Os pluviômetros, identificados como Estações Meteorológicas, são colocados no topo de postes com cerca de 5 metros de altura. Além de outras informações, eles possibilitarão a verificação online do volume de chuva.

Com a instalação dessa tecnologia, a Defesa Civil promoveu uma reunião com os moradores do Rio Comprido para estabelecer o Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) do bairro. Durante a reunião, os agentes explicaram a finalidade do Nupdec, o funcionamento da estação meteorológica e enfatizaram a importância da participação da comunidade na compreensão das medidas preventivas contra desastres naturais, assim como na identificação de sinais de alerta para deslizamentos e inundações.

O Nupdec do Rio Comprido é o primeiro na região sul e o quarto núcleo no município, juntando-se aos já existentes em Vista Verde (região leste), Jardim Limoeiro (zona oeste) e São Francisco Xavier (região norte).

Adicionalmente, ao lado das estações meteorológicas, será estabelecida uma rede de comunicação, incluindo o envio de mensagens de alerta por SMS para a população. A Defesa Civil também contará com a implementação de um software para gerenciamento de riscos, ações preventivas e relatórios digitais. Essas medidas visam fortalecer a prevenção e a resposta rápida em situações de risco na região.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...