RMVale

SJC: Urbam abre edital para modelo de tratamento de chorume

Intenção é reduzir custos de tratamento e reciclagem

Escrito por Meon

17 ABR 2024 - 11H35

Divulgação

A Urbanizadora Municipal (Urbam) abriu um chamado público específico para apresentar um projeto básico que servirá como modelo para a concessão de instalação, operação e manutenção de uma unidade de tratamento de chorume do aterro sanitário municipal de São José dos Campos. O edital e seus anexos estão disponíveis para consulta no site da empresa.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Esse projeto inclui uma série de documentos técnicos, como desenhos, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamento, cronograma de implantação e outros elementos necessários para descrever com precisão a obra e os serviços a serem realizados. O projeto deve estar em conformidade com as normas técnicas e a legislação vigente, utilizando tecnologias consolidadas no mercado.

As propostas dos proponentes habilitadas deverão ser entregues até dia 28 de junho.

O aterro sanitário atualmente recebe uma média de 570 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, com uma vida útil estimada de 10 anos. A decisão desses resíduos, juntamente com as chuvas, produz um líquido chamado chorume, que é coletado através do sistema interno de drenagem e armazenado em reservatórios, conhecidos como lagoas de chorume.

Atualmente, o chorume é destinado diariamente à Estação de Tratamento de Esgoto Lavapés da Sabesp em São José dos Campos, por meio de viagens em carretas tanques duplos, gerando custos para a Urbam.

A intenção é tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, produzindo fertilizante nitrogenado e água de reuso. Essa água será utilizada para a supervisão de áreas verdes, lavagens de ruas e áreas públicas, de forma rápida assim o consumo de água potável no município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.