Neuza, em primeiro plano, dá aulas de bordado e crochê
Flavio Pereira/Meon
Paralelo ao seu comportamento alegre e comunicativo, Neuza Aparecida Guedes, 68 anos, sofria há anos com a depressão. Foi então que após o seu médico indicar a necessidade de uma atividade física, Neuza começou a frequentar a Casa do Idoso, em São José dos Campos, o que mudou a sua vida.
"Antes ficava muito em casa e não fazia muita coisa relacionada ao lazer. Comecei a ir na Casa do Idoso para fazer ginástica e muita coisa mudou, lá fazemos muitas atividades e hoje dou até aula de bordado e crochê", conta.
A socialização foi o principal fator que a ajudou contra a depressão. Além das atividades de lazer, na Casa do Idoso, a aposentada também tem à disposição atendimento de saúde, psicológico e outros. "Também participamos das viagens e excursões para a terceira idade".
"Existem vários graus de depressão e cada caso precisa ser tratado de uma maneira diferente. É preciso analisar a agressividade da depressão em cada pessoa. Há aquelas que precisam só da terapia, outras precisam da terapia e de remédios e ainda aqueles que conseguem encontrar com a própria vida uma saída para a depressão, como foi o caso da Neuza", explica o psicanalista Sebastian Mendoza.
Segundo o psicanalista, a dona de casa encontrou na socialização uma saída para a depressão. "Geralmente a pessoa depressiva se fecha, o que é ruim. Quando a pessoa se abre para oportunidades de socialização, lazer, principalmente com pessoas que têm os mesmos problemas e são do mesmo nicho, pode conseguir uma melhora no quadro", diz.
Após frequentar as aulas de ginástica, Neuza começou a transmitir seus conhecimentos. As aulas de crochê acontecem toda segunda-feira, das 9h às 11h, de trançado em fitas, às quartas-feiras, das 9h às 11h e de bordados em xadrez, às quintas-feiras, das 15h às 17h. As aulas acontecem na Casa do Idoso da região central (rua Euclides Miragaia, 508).
Vagas abertas
A Casa do Idoso da região norte de São José dos Campos ainda tem 2,2 mil vagas abertas. A unidade foi inaugurada há pouco mais de um mês e é a quarta na cidade -as outras ficam na região central, sul e leste.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de São José, em cada uma das três primeiras unidades são atendidos 3 mil idosos e a nova unidade tem a mesma capacidade, porém, atende atualmente 800 pessoas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.