RMVale

Sudeste deve ter queda de temperatura no fim de semana

Frente fria pode mudar clima no Brasil

Escrito por Meon

22 AGO 2024 - 08H28 (Atualizada em 22 AGO 2024 - 12H13)

MEtSul

Uma frente fria que começa a se formar no Sul do Brasil nesta quinta-feira (22) promete mudar o clima em várias regiões do país nos próximos dias. Combinada com um ciclone extratropical no oceano, a frente trará chuvas fortes e ventos intensos ao Rio Grande do Sul já nesta quinta-feira (22).

Participe do evento “Diálogos e Estratégias ESG 2024" - Faça sua inscrição AQUI e veja quem são os palestrantes

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Embora a instabilidade comece pelo Sul, a frente fria levará alguns dias para afetar outras regiões. Enquanto isso, as temperaturas permanecerão elevadas, especialmente no centro do país. O Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás, sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas até 5ºC acima da média, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O centro do Brasil ainda sofre com uma onda de calor, que impede o avanço de frentes frias. Este calor persistirá até sexta-feira (23), com algumas capitais possivelmente registrando recordes de temperatura para o mês.

No sábado (24), o tempo mudará no Sudeste, com queda nas temperaturas e previsão de chuva em várias áreas.

A Climatempo alerta que esta será a segunda frente fria mais forte a atingir o Rio Grande do Sul em agosto. O ciclone extratropical, apesar de longe do continente, trará ventos de até 90 km/h para a região.

O Rio Grande do Sul deve enfrentar chuvas intensas e tempestades durante o dia. “Esse sistema trará chuvas volumosas, granizo, raios e ventos fortes”, explicou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

O Inmet prevê que o sudoeste do Rio Grande do Sul pode acumular até 100 milímetros de chuva nesta quinta-feira, com risco de alagamentos.

Na sexta-feira, a chuva deve se concentrar em partes de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. A frente fria deverá romper o bloqueio atmosférico que manteve as temperaturas altas nesta semana.

O Inmet emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” devido à onda de calor no Centro-Sul do Brasil, que continuará até sexta-feira. As altas temperaturas e o tempo seco são preocupantes, com umidade relativa do ar abaixo de 12% em várias áreas, o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera emergencial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.