RMVale

Tabela SUS Paulista traz fôlego para hospitais filantrópicos

Medida passou a vigorar em 1º de janeiro

Escrito por Meon

10 JAN 2024 - 17H15

Fernando Nascimento/Governo do Estado de SP

A implementação da Tabela SUS Paulista, uma iniciativa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em conjunto com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, foi anunciada em 28 de agosto de 2023 e entrou em vigor em 1º de janeiro.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

Essa abordagem de remuneração visa complementar os pagamentos às Santas Casas e hospitais filantrópicos do estado que oferecem serviços pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com o propósito de ampliar o atendimento na rede pública de saúde e reduzir as filas.

Através da Secretaria de Saúde, o governo paulista vai complementar os valores recebidos pelos hospitais do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares, possibilitando que as instituições recebam até cinco vezes a tabela nacional do SUS.

Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), destaca que a Tabela SUS Paulista busca remunerar os procedimentos de maneira mais precisa e equitativa. Isso visa encorajar as Santas Casas a reabrir leitos, aumentar a quantidade de procedimentos e, assim, melhorar a situação da saúde no estado.

Os recursos destinados são integralmente provenientes do Tesouro Estadual, buscando corrigir uma defasagem histórica resultante da falta de ajuste na tabela nacional do SUS nos últimos 20 anos pelo governo federal. Essa ausência de reajuste impactou negativamente a saúde financeira dessas instituições, conforme ressalta Rogatti.

O secretário de Saúde do Estado destaca que a Tabela SUS Paulista não apenas contribuirá para a sustentabilidade financeira das instituições, mas também terá um impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população. Essa iniciativa estabelece uma parceria entre a pasta e os hospitais, fundamentada na produtividade e eficiência em prol da saúde.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...