RMVale

Talento do Vale, Cauique Bonsucesso celebra 40 anos de carreira

Cantor e sanfoneiro lança o “Calango da Mandioca”

Escrito por Isabela Rosemback - Assessora de Imprensa

07 MAR 2024 - 21H31 (Atualizada em 07 MAR 2024 - 22H44)

Marcielle Monize/Divulgação

Lembrado pelo hit “Caia Mamão Papaya”, o carismático sanfoneiro e cantor Cauique Bonsucesso celebra a marca dos 40 anos de carreira com shows gratuitos ao longo de março e abril, em São José dos Campos, acompanhado da Banda Por Um Fio. A agenda, contemplada por financiamento público, inclui a gravação de videoclipes ao vivo e é o lançamento do espetáculo “Calango da Mandioca” (2023), primeiro EP do artista – disponível em plataformas de streaming.

+ Leia mais notícias de Cultura

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Bonsucesso é nome forte da música do Vale do Paraíba e Litoral Norte e conecta roça e cidade por meio de um repertório autoral de vanguarda talhado em ritmos tradicionais brasileiros, como o aqui prevalente forró. Com letras que registram paisagens e costumes da região, engaja o público em temas que perpassam a Serra da Mantiqueira e em danças que vão da ciranda ao arrastapé.

As apresentações ocupam espaços de cultura a partir do dia 15 como parte do projeto “Elementos - Show Musical”, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos (nº 035/FMC/2023) e que inclui, ainda, oficinas musicais que antecedem performances em palco.

As atividades serão realizadas, em março, na Casa de Cultura Zé Mira (dia 15) e no Armazém do Campo (22), e chegam, em abril, à Casa do Idoso Centro (5), ao espaço João de Barro, no distrito São Francisco Xavier (6) –ocasião do registro audiovisual–, e ao Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça (20), onde finaliza a temporada (confira serviço ao pé do texto).

“É um projeto pensado não apenas para divulgar o meu trabalho autoral, mas principalmente para atingir um público diversificado com a minha musicalidade, que passeia entre diferentes estilos. É o resultado de uma entrega à música, que conversa com todos por meio do registro da rotina do viver”, resume Bonsucesso.

Sucessos de toda a carreira, como a já citada “Caia Mamão Papaya”, e canções do novo EP, “Calango da Mandioca”, embalam o público em um baile de forró cheio de personalidade e cultura popular, ao melhor estilo “festa do interior”.

Acompanham nos vocais e instrumentos os parceiros da Banda Por Um Fio, composta pelas musicistas Dri Mudat e Lia Aroeira (ambas em voz e percussão) e pelos músicos e produtores Daniel Xingu (contrabaixo) e Daniel Gonçalves (flauta transversal e guitarra). Convidados do projeto são o percussionista Moringa e a figurinista Pitiu Bonfim. Gabriel Marcondes é responsável pela identidade visual; Marcielle Monize, pela produção executiva e mídias digitais.

SERVIÇO

MARÇO: dia 15 (sex), oficina (19h) e show (21h) na Casa de Cultura Zé Mira (av. Olivo Gomes, s/n, em frente ao Parque da Cidade, Santana); dia 22 (sex), oficina (19h) e show (20h30) no Armazém do Campo (r. Maurício Diamante, 99, centro)

ABRIL: dia 5 (sex), oficina (9h) e show (10h30) na Casa do Idoso Centro (r. Euclides Miragaia, 508, centro); dia 6 (sáb), show (20h) com gravação de videoclipes no João de Barro (largo São Sebastião, 105, distrito de São Francisco Xavier); dia 7 (dom), show (20h) na Casa de Cultura Jongo Mistura da Raça (r. Elder Oliveira Prata, 5, Jardim Coqueiro); dia 20 (sáb), às 19h, oficina no Núcleo Educatho (Ezequiel Alves Graciano, 125, distrito de São Francisco Xavier).

Sobre o artista

Cauique Bonsucesso nasceu em Lorena e consolidou carreira, a partir dos anos 1980, em São José dos Campos (e São Francisco Xavier), Santo Antônio do Pinhal e Monteiro Lobato. É sanfoneiro, compositor, cantor, apicultor, escultor, bioconstrutor, brincante e contador de histórias. Há 25 anos na banda Trem da Viração, também foi cofundador do Grupo Piraquara de danças folclóricas, onde se aprimorou com o mestre sanfoneiro Kardec Gonzaga. Integrou os grupos musicais Banda Alterativa, Bando da Serra, Folia Brasileira, Pé no Brejo e Zabumba Atômica. Já se apresentou em programas de TV de Rolando Boldrin (1936-2022) e Inezita Barroso (1925-2015), e dividiu palco com Dominguinhos, Almir Sater, Chico César, entre outros. Integra a Quadrilha de Bonecões Gigantes da Mantiqueira, de Caçapava.

Sobre a Banda Por um Fio

Grupo acompanha o compositor desde 2020, aprofundando canções autorais com vasto repertório sonoro e instrumentação que ultrapassa o clássico trio de sanfona, triângulo e zabumba, base do forró pé de serra com que se identifica. Com introdução de contrabaixo, flauta e guitarra, por exemplo, atribui personalidade a trabalhos próprios ou a versões escolhidas para o palco, e, na performance, instiga o público à dança com sotaques diversos como de rock rural, moçambique, congada, samba de roça, bolero, ijexá e o que mais a criatividade deixar levar.

Discos solo



Cauique Bonsucesso


“Calango da Mandioca” é o primeiro EP solo de Cauique Bonsucesso. Deste trabalho de estreia, finalizado em 2023, participa a Banda Por Um Fio. Daniel Gonçalves integra a banda e assina a produção das faixas.

Faixa a faixa “Calango da Mandioca”

EP de Cauique Bonsucesso

1 - “Calango da Mandioca”

Xaxado engajado, com peso de guitarra, de temas como crimes ambientais e fake news.

2 – “Clariô”

Xote/arrastapé rural que evoca religiosidade e força feminina sob a bênção das santas Rita e Clara.

3 – “Mariana”

Pé de serra animado e dançante sobre a trajetória de uma mulher apaixonada.

4 – “Maria Vai com as Outras”

Mistura de ritmos com letra sobre luta coletiva por pautas afirmativas, como de gênero.

5 – “Hippie Chic”

Brincadeira que bebe da embolada para divertir em jogos com a palavra “hippie”.

6 – “Mariquinha”

Forró pé de serra bem marcado pelo triângulo e que narra a formação de uma família.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Rosemback - Assessora de Imprensa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.