Ferramenta mais tradicional para se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho, o currículo está de cara nova. O modelo tradicional, formulado no Word, pode estar com seus dias contados principalmente para as áreas cujos profissionais lidam diariamente com a criatividade.
Antes de ousar nos currículos é preciso saber se o perfil da empresa aceita inovações
Nas variações mais criativas dos currículos, vale utilizar recursos como vídeos, gifs e apresentações de powerpoint para substituir a versão tradicional. O objetivo é destacar-se em meio aos demais candidatos, chamando a atenção dos selecionadores.
O especialista em cultura digital Gilmar Renato da Silva, de Campos do Jordão, faz sucesso entre os profissionais da área depois que colocou na internet um gif currículo. Rápido e certeiro, o documento aborda de forma divertida todas suas qualidades profissionais utilizando gifs que ficaram famosos na rede.
"Apesar de atualmente trabalhar mais como freelancer, este currículo me ajuda a abrir muitas oportunidades profissionais. Eu o envio principalmente para as agências, que trabalham mais com a criatividade. Além dos recrutadores, esse material também tem apelo junto aos colegas de profissão. Com o networking que o projeto me oferece, consigo uma série de novos trabalhos, projetos e convites para palestras", afirma.
Periodicamente, Silva posta o gif em sua timeline do facebook em busca de likes para seu currículo. O objetivo é justamente de chamar a atenção dos colegas de profissão. "É como dizem, quem não é visto não é lembrado, por isso busco estar sempre na lembrança de quem trabalha com comunicação", explica.
Diferença
Proprietário da agência Criative Comunicação, o publicitário Robson Cavalcante aprova as inovações no currículo. Em sua agência, causar uma boa primeira impressão é fundamental para preencher novos cargos.
"Teve um currículo que foi tão criativo, tão bem sacado, que a gente ligou para o candidato mesmo sem estar com um processo seletivo aberto, só para conhecer o dono daquele trabalho. Acho que essa opção por inovar mostra muito do que o profissional pode oferecer para a empresa", afirma.
De acordo com o publicitário, as inovações são bem-vindas, entretanto, é preciso critério para que a apresentação não seja inadequada. Entender se a empresa realmente abre brechas para que este tipo de currículo seja enviado é o primeiro quesito.
"Deve haver adequação. Algumas empresas exigem um perfil mais sóbrio, por isso não dá para ser muito irreverente. Entretanto, seja qual for a situação, o ideal é buscar uma forma de se destacar dos outros concorrentes. Lembrando sempre que de nada adianta ter boas qualidades e não ter a capacidade de 'vendê-las' em um bom currículo", diz.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.