RMVale

Temporada de Baleias e Golfinhos tem recorde de jubartes em Ilhabela

Foram 125 registros até o final de setembro, número 50% superior ao de 2020

Escrito por Bruna Oliveira

06 OUT 2021 - 12H27 (Atualizada em 06 OUT 2021 - 13H43)

Divulgação Temporada de Baleias (Divulgação)

A temporada de baleias e golfinhos deste ano, em Ilhabela, teve recordes de baleias-jubartes. Segundo o projeto Baleia à Vista, foram 125 registros até o final de setembro, número 50% superior ao de 2020. A temporada costuma acontecer entre os meses de maio e agosto.

Neste período, esses grandes mamíferos percorrem cerca de 5 mil Km, desde a região subantártica, onde se alimentam, até a Bahia, onde se reproduzem. As primeiras baleias se adiantaram e chegaram durante o mês de abril na temporada de 2021, e em maio já era relativamente frequente o show de saltos no Canal de São Sebastião. Em setembro ainda era possível encontrar alguns destes seres ao longo da costa.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, essa foi a melhor de todas as temporadas de baleias e golfinhos, não somente pela presença em massa das jubartes, como também devido as ações focadas em educação ambiental, conscientização sobre a segurança no avistamento dos seres, qualificação do trade turístico e promoção turística promovidas pela estruturação do Turismo de Observação de Cetáceos.

Foram realizadas palestras para diretoras e professores da rede pública de ensino, para que fosse possível trabalhar esta temática junto aos alunos. Em relação à conscientização e divulgação de regras de avistagem, foram distribuídos 2.000 adesivos e cartazes para distribuição junto ao público das marinas, além de vídeo para trabalhar nas redes sociais e WhatsApp. Foi criada ainda a "Rede Baleia Caiçara", iniciativa que visa a integração entre pesquisadores, poder público e pescadores, com foco na observação, troca de informações e fomento socioeconômico.

Leia MaisAlstom expande fábrica de Taubaté e abre mais de 700 vagas de trabalhoDia das Crianças: Caça ao Tesouro é atração em shopping de São JoséCovid-19: confira como fica o cronograma vacinal nesta quarta-feira na RMValeA promoção foi trabalhada com a criação do guia de bolso "Baleias e Golfinhos de Ilhabela", com as principais informações sobre as espécies de cetáceos que ocorrem aqui e os hotspots de observação destes mamíferos. Ao todo já foram distribuídos mais de 5 mil guias. Também foi realizada a exposição fotográfica com todas as espécies de baleias e golfinhos que ocorrem no arquipélago, que ficou aberta entre junho e setembro, com grande sucesso de público: 6.490 visitantes. Este produto também foi divulgado em painéis de rua, espalhados pelas principais vias da cidade, de norte a sul, a fim de estimular que as pessoas pudessem viver esta nova experiência por meio da contratação de passeios.

É sempre bom lembrar que, embora a baleia-jubarte seja migratória, boa parte dos golfinhos e a baleia-tropical podem ser avistados durante todo o ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Oliveira, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.