Por Nicole Almeida Em RMVale Atualizada em 29 ABR 2020 - 16H17

Tive o auxílio emergencial aprovado, mas não consigo movimentar o dinheiro… e agora?

Usuários se queixam de problemas com aplicativo e poupança digital; Caixa Econômica responde


Quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve o auxilio aprovado e quantia depositada na poupança digital, pode utilizar o recurso de forma digital


A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira (27), os saques em dinheiro dos recursos do Auxílio Emergencial. Quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve o auxilio aprovado e quantia depositada na poupança digital, pode utilizar o recurso de forma digital, por exemplo, para pagamento de faturas, ou transferência para contas de outros bancos.

Usuários, com o auxilio aprovado, têm se queixado por não conseguir utilizar e nem movimentar o dinheiro. O pagamento de faturas é feito mediante a utilização de um código de barras, e alguns usuários não conseguem completar a operação. Por isso, muitas pessoas estão indo até às agencias da Caixa, afim de solucionar o problema, e contribuindo para a aglomeração nos locais.

O Portal Meon entrou em contato com a equipe da Caixa e buscou alternativas para as pessoas que encontrarem esses problemas. Veja algumas delas. 

Como funciona a poupança digital?

"É uma conta do tipo Poupança, aberta de forma automática em nome do beneficiário. O acesso à conta é realizado pelo app CAIXA Tem, que deve ser baixado por meio da loja de aplicativos do smartphone.

A Poupança Social Digital CAIXA dispensa a apresentação de documentos, é isenta de cobrança de tarifas de manutenção, observada a regulamentação específica estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, e permite ao menos uma transferência eletrônica de valores ao mês, sem custos, para conta bancária mantida em qualquer instituição financeira habilitada a operar pelo Banco Central.

Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados por meio do app CAIXA Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque".  

Qual a maneira correta de utilizar e movimentar o dinheiro?

"O beneficiário não receberá um cartão para esse saque.  Se já recebe  Bolsa Família com Cartão Cidadão  ou Cartão Bolsa Família, o saque do Auxílio Emergencial poderá ser realizado com estes cartões. 

Se a pessoa não é  beneficiário do Programa Bolsa Familia  e o crédito foi realizado na sua conta Poupança CAIXA, o saque poderá ser realizado por meio do seu cartão da conta.  Caso o pagamento seja realizado  em  conta do tipo poupança social digital, aberta em seu nome para recebimento desse benefício, o  saque poderá realizado sem cartão nas lotéricas e salas de autoatendimento da CAIXA, seguindo calendário de escalonamento específico”. 

O que fazer em casos de dificuldade para concluir os processos? 

"Os canais da CAIXA estão funcionando normalmente. Neste cenário atípico de pandemia, pode ocorrer sobrecarga temporária nos acessos.

Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular.

Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111

O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie", conforme o calendário:

- 29 de abril (quarta-feira): nascidos em maio e junho

- 30 de abril (quinta-feira): nascidos julho e agosto

- 04 de maio (segunda-feira): nascidos em setembro e outubro

- 05 de maio (terça-feira): nascidos em novembro e dezembro

A Caixa Informou ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas. 

"A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso", finaliza. 

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