Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Trabalhadores da Ford de Taubaté aprovam acordo e encerram greve

Montadora deve seguir com antiga jornada de trabalho até agosto

ford_1

Trabalhadores encerram greve e retomam atividade nesta quinta-feira (6)

Divulgação/Sindmetau

Os 1.600 funcionários da Ford de Taubaté encerraram a greve de três dias após uma assembleia  realizada na tarde desta quinta-feira (6), em frente à portaria da fábrica.

Os tabalhadores aprovaram a proposta para retomada da antiga jornada de trabalho. O acordo foi sugerido pelo Ministério Público em reunião no TRT de Campinas na quarta-feira (5).

O acordo apresentado em reunião deve vigorar temporariamente, até uma conciliação entre a montadora e o sindicato ou o julgamento da nova jornada dos trabalhadores, o que está previsto para acontecer no dia 9 de agosto.

“Nos próximos dias devemos retomar o contato com a empresa para novos acordos. O ideal é que não vá para julgamento e que consigamos resolver esse impasse da jornada de trabalho dos funcionários. Tivemos apenas três votos contrários de todo o efetivo que estava aqui”, diz o vice-presidente do Sindmetau, Valmir Marques da Silva, conhecido como Biro-Biro.

Jornada

A jornada aprovada em assembleia trata do funcionamento da produção de segunda a sexta-feira, com algumas atividades de manutenção aos sábados.

O sindicato dos metalúrgicos explica que as equipes são dividas em três, de acordo com as letras. "A turma 'A', maioria da fábrica, trabalha de segunda a sexta, com folga aos sábados e domingo, a turma 'B' fica de terça a sábado, folgando domingo e segunda, e a últiam turma, a 'C', trabalha de quarta a sábado e folga domingo e terça", afirma Biro-Biro.

Crise

A mudança na escala de trabalho na fábrica teria acontecido após o fim do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), em junho.

Durante o programa, os trabalhadores tiveram a jornada reduzida em 20%, com produção somente de segunda a quinta-feira, dedicando as sextas-feiras àrealização de cursos. O governo federal bancava 10% do salário de cada funcionário com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

No período de vigência do PPE, os trabalhadores folgavam aos sábados e domingos. Com o término do programa, a montadora retomou a escala que vigorava anteriormente, com um dia de folga durante a semana (em dias alternados) e outro sempre aos domingos.

Montadora

A Ford se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa confirmando o fim da greve. "A gente não tem um posicionamento sobre isso e o caso vai ser julgado mais pra frente. Confirmamos que os funcionários retornaram ao trabalho."

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.