RMVale

Trabalhadores protestam na Gestamp após morte na fábrica

Homem de 59 anos foi atingido por um caminhão

Escrito por Meon

27 MAR 2024 - 11H00 (Atualizada em 27 MAR 2024 - 11H31)

Reprodução/Gestamp

O Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) realizou uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras na Gestamp na tarde desta terça-feira (26).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A mobilização, que atrasou em uma hora a entrada do segundo turno, foi em protesto pelo acidente que causou a morte do motorista Júlio Jorge, de 59 anos, dentro da empresa.

O acidente ocorreu nessa segunda-feira (25). Segundo informações preliminares, Júlio Jorge teria sido atingido por um caminhão que fazia manobra em marcha ré dentro da Gestamp e acabou falecendo. A vítima prestava serviço para a transportadora Transnovag e estava na Gestamp para transportar peças para a Volkswagen (VW).

De acordo com o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, novas mobilizações serão realizadas com os trabalhadores e trabalhadoras dos outros dois turnos da empresa. Uma ainda na noite desta terça-feira e outra no início da manhã desta quarta-feira (27).

Além do protesto, os metalúrgicos e metalúrgicas na Gestamp aprovaram um ofício que o Sindmetau encaminhará para a direção da empresa. No documento, o Sindicato solicita que, no prazo de 24 horas, seja instaurada uma comissão interna para apurar as condições em que o acidente ocorreu.

“Essa comissão deve ser formada por representantes do Sindmetau, da CIPA, do Sesmt (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho) e da empresa. A apuração do acidente já deveria ter sido iniciada pela empresa com a participação de todos aqueles que podem contribuir para descobrir as causas e sanar qualquer deficiência na segurança dos trabalhadores”, afirmou Claudião.

No ofício, o Sindmetau também pede a imediata interrupção das atividades no local do acidente de trabalho para evitar ocorrências semelhantes, além de preservar evidências para a investigação do caso.

Gestamp

A unidade da Gestamp Taubaté fornece autopeças para Volkswagen, GM, Toyota, Nissan, Honda e Fiat. Atualmente, a empresa conta com cerca de 1.600 trabalhadores e trabalhadoras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.