RMVale

Tremembé e Lagoinha entram para a Associação da Região Turística da Fé

Agora, 12 cidades integram a RT da Fé

Escrito por Samuel Strazzer

27 MAI 2021 - 22H10 (Atualizada em 27 MAI 2021 - 22H47)

Divulgação / RT da Fé

As cidades de Tremembé e Lagoinha foram incluindas na Associação da Região Turística da Fé nesta quarta-feira (26).

Segundo a associação, houve uma análise interna dos pontos de interesse comum das duas cidades pretendentes. Os associados acolheram por unanimidade os pedidos.

De acordo com o comunicado da associação, Lagoinha justificou que a religiosidade faz parte da cidade. Destacou ainda que há rotas peregrinas que passam pelo município e festas importantes como a do Divino Espírito Santo, Expolag e as visitas que recebem para agradecer graças recebidas por Padre Osmar, que foi pároco durante 30 anos no município.

“Temos um potencial muito grande de desenvolvimento pelo turismo e a entrada na Região Turística da Fé nos dará força para crescer neste sentido. Estamos nos organizando para que as pessoas conheçam nossa história”, disse o prefeito de Lagoinha, Tiago Magno (PL), por nota.

Divulgação / RT da Fé
Divulgação / RT da Fé

Já a Estância Turística de Tremembé argumentou que seu turismo é baseado no religioso. Os principais pontos de visita são o Santuário de Basílica do Senhor Bom Jesus, construído em 1672, a Bica da Água Santa, da mesma época, e outras igrejas e capelas nas áreas rurais.

“Tremembé tem na sua essência, a vocação religiosa, os monges trapistas, a história de Madre Carminha e do Carmelo da Santa Face e Pio XII e a própria história de devoção à imagem de Bom Jesus, de 1663”, relatou o prefeito de Tremembé, Clemente Neto (PSDB).

Agora a RT da Fé é composta por: Aparecida, Guaratinguetá, Cunha, Cachoeira Paulista, Potim, Piquete, Canas, Lorena, Roseira, Tremembé e Lagoinha.

“As cidades agora terão que aprovar uma lei na câmara, de adesão oficial à RT da Fé, assim que isso acontecer, os municípios estarão atendendo um dos critérios para adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro”, disse o diretor executivo da RT da Fé, Alex Cardoso.

Segundo o vice presidente da RT da Fé, Anderson Solcia, o fortalecimento da RT da Fé vai ao encontro das recomendações da Lei Estadual 1.261, Lei Federal 11.771 e Portaria do Ministério do Turismo 192/2018, que orienta os municípios a se integrarem às instâncias de turismo para projetos em comum.

“Reflexo disso já são os investimentos do Estado no projeto de sinalização regional, que deve acontecer em breve”, disse Anderson Solcia.

A Região Turística da Fé é composta por secretários de turismo das cidades citadas, membros dos conselhos de turismo, sindicatos e associações do setor e empresas do trade turístico.

“A luta por interesses em comum desenvolve toda a região. Aparecida é o centro deste fluxo turístico, mas o reflexo é direto nas demais cidades. Fico feliz em que Tremembé e Lagoinha tenham despertados para esta coletividade”, disse a presidente da RT da Fé Márcia Fillipo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.