Por Ismael Branquinho Em RMVale

Ubatuba regulamenta e aumenta número de ranchos de pesca

20140319_ubatuba_caicara_canoa_pesca_divulgacao

Cerca de 89 pescadores estão registrados nos ranchos de pesca de Ubatuba

Divulgação/Ubatuba

A Câmara de Ubatuba aprovou no último dia 11, um projeto de lei, enviado pelo prefeito Mauricio Moromizato (PT), que autoriza a regulamentação do número de ranchos de pesca nas praias ubatubenses. Uma vez regularizados, os ranchos e os pescadores precisam respeitar a legislação ambiental e as normas de conduta vigentes. 

Antes, cada praia poderia ter apenas um rancho coletivo, com cinco pescadores cada. Agora, todas podem receber até três ranchos, com cinco pescadores cada. A SPU (Superintendência do Patrimônio da União) contabiliza cerca de 89 pescadores efetivamente cadastrados nas praias do Estaleiro, Ubatumirim, da Justa, da Fazenda, Barra Seca, Itaguá, Enseada, Fortaleza, Matarazzo, Lagoinha, Lázaro, do Leo, Ribeira, Cambury e Félix.

Os ranchos, considerados patrimônio cultural, ocupam áreas pertencentes aos terrenos da Marinha. A partir daí, surge a necessidade de autorização de uso sustentável. Esses espaços são responsáveis pela sobrevivência das famílias que dependem da atividade pesqueira.

Nascida e criada no bairro do Ubatumirim, Dona Zita Pedra dos Santos, 64, ainda vive da pesca artesanal e comemora a aprovação da lei. “A pesca sempre foi a principal atividade de toda minha família. Fiquei feliz em saber que nossa tradição vai preservada”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ismael Branquinho, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.