Ubatuba é uma das cinco cidades do país que receberão os testes
Divulgação/PMU
Ubatuba participou dos primeiros testes de redes de pesca de camarão com TED – Dispositivo de Escape de Tartarugas. A legislação prevê o uso obrigatório do equipamento desde 1994, mas sua efetividade nunca havia sido oficialmente testada.
O TED é um mecanismo que liberta os outros animais marinhos que não sejam os camarões como tartarugas, peixes pequenos e crustáceos. Esses animais são por vezes capturados na pesca de arrasto, mas, com o TED nas redes, eles poderiam se libertar.
Segundo a prefeitura de Ubatuba, o dispositivo é uma exigência do mercado norte-americano para compra de camarão de outros países. Em 1994 foi incluído na legislação brasileira de pesca, mas não havia sido testado.
As embarcações com mais de 11 metros que não usarem o dispositivo podem responder por crime ambiental, receber multa e ter os equipamentos de pesca apreendidos.
O teste foi realizado na semana passada pela pesquisadores do Cepsul ( Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul), projeto Rebyc e secretaria de Agricultura e Pesca de Ubatuba. Os testes serão realizados em cinco cidades em todo o Brasil: Vitória (ES), Pirambu (SE), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC) e Ubatuba (SP).
A expectativa é de que haja primeiros resultados em cerca de um mês. Os dados levantados vão orientar a construção do Plano de Gestão da Pesca do Camarão no Brasil para a adequação do marco legal da pesca.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.