Subsecretário Roberto Sekyia durante palestra em São José
Pedro Ivo Prates/Meon
O subsecretário estadual de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, Roberto Sekyia, participou nesta terça-feira (30) da abertura da Expo Empreendedores, ciclo de palestras e mesas-redondas sobre os novos desafios do mercado que acontece em São José dos Campos.
Sekyia falou sobre como trabalhar para superar a crise e de dados do mercado. O subsecretário ainda destacou a importância do Vale do Paraíba no empreendedorismo para o estado.
“O Vale tem um histórico empreendedor, mas a economia do país vai mudando e um novo jeito de negócios está surgindo aqui, com as startups. A vocação tecnológica da região também está ficando cada vez mais forte”, afirmou Sekyia ao Meon.
Na palestra, o subsecretário expõe que 99% das empresas em São Paulo são micro ou pequenas. Muitas delas, no entanto, quebram antes mesmo de completarem um ano.
E apesar de serem a grande maioria, os pequenos negócios representam apenas 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Além disso, explica meios de entender o mercado e aperfeiçoar produtos, agregando valor a eles.
“O maior coisa que eu vi aqui foi o próprio evento acontecer. Incentivamos que mais eventos como esse aconteçam. Que tenham essa ambição de criar um ambiente ainda mais pujante, que tenha o DNA aqui do Vale também. Isso é importante para o Brasil. Queremos que isso aconteça mais vezes, que mais pessoas possa ser contagiadas, pois empreendedorismo é isso”, comenta.
Potencial
Eliane Maia, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial, de São José dos Campos, frisa o potencial do mercado da região e aponta a falta de planejamento como o principal motivo de pequenos negócios fecharem na região.
“É muito trabalho e que os empreendedores não tem ideia que o problema é tão grande. Muitas vezes a pessoa chega e pensa: "Não sabia que era tão complicado”. Por que você tem uma ideia ótima, mas não basta. Muitas vezes é problema de gestão, com funcionário. Ele não está preparado para realizar todo o trabalho. Às vezes ele é o gerente, fica ao telefone, faz tudo. Isso dificulta, pois chega a um nível de complexidade tão grande, que a empresa quebra”, comenta.
O evento, que acontece até esta quarta-feira (31), conta com a presença de empresários de diversos setores. Entre eles, Maurício Tomé, diretor da Master Mind, empresa especializada em treinamentos. Ele acredita que a inovação é uma das chaves para que os empreendedores passem pela crise.
“A crise ela é muito séria. Vem impactando profundamente todo o ambiente empreendedor. No entanto, o empreendedor tem muitas vezes uma força fora do comum. E é baseado nas pessoas que acreditam nas suas ideias, as empresas, nas sua oferta, que o Brasil vai sair dessa crise. E nós estamos aqui para juntar forças, o empreendedor tem que se juntar. Sou muito entusiasta desse tipo de iniciativa”, diz.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.