RMVale

Unidade do Inpe em Cachoeira celebra 51 anos com apresentação de novo computador

Mais barato, Egeon substituirá Tupã, que desde 2017 poderia parar de funcionar a qualquer momento

Escrito por Meon

08 OUT 2021 - 19H15

Inpe

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) celebra nesta sexta-feira (08) 51 anos de funcionamento da unidade de Cachoeira Paulista. O instituto, em si, foi criado há 60 anos.

O diretor do instituto, Clezio Marcos De Nardin, e o Subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações), Aléx Fabiano Ribeiro de Magalhães, participaram da cerimônia de aniversário.

O prefeito da cidade, Antônio Carlos Mineiro, e o chefe do Serviço de Administração da Unidade do Inpe, Evair Sérgio da Silva também compareceram.

As primeiras atividades realizadas na cidade foram recepção e processamento de imagens de satélites. Os novos planos incluem a troca de imagens entre Brasil e Estados Unidos com o Landsat 9, satélite de observação da Terra lançado em 27 de setembro deste ano.

Cachoeira Paulista também sedia o centro de previsão numérica do tempo e clima e o Laboratório de Combustão e Propulsão de Satélite.

Novo computador

O diretor Clezio de Nardin aproveitou a ocasião para anunciar o novo computador Egeon, “um computador de baixo custo para substituir o Tupã”, comprado em 2010, por R$50 milhões.

O engenheiro eletricista, há um ano no cargo (ele substituiu o cientista aeronáutico Darcton Policarpo Damião), anunciou também a criação do Modelo Comunitário do Sistema Terrestre Unificado, plataforma de código aberto. Isto significa que o código poderá ser acessado por pesquisadores até de outras instituições, além de estudantes.

A expectativa é que o modelo traga avanços na modelagem numérica de tempo e clima.

Outro anúncio foi o do sistema multimodelo, que está em fase de implementação operacional. Os diversos modelos utilizam o poder de processamento do supercomputador, gerando previsões entre sete e dez dias.

Inpe
Inpe
Unidade do Inpe em Cachoeira celebra 51 anos com apresentação de novo computador


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.