Por Moisés Rosa Em RMVale

Vereadores cobram agilidade nas construções de PEV's em Taubaté

A Câmara de Taubaté cobra da prefeitura agilidade e posicionamento sobre as formas de instalações dos PEV's (Postos de Entregas Voluntários) da cidade. O prefeito Ortiz Junior (PSDB) anunciou, no início do ano, a construção de 14 postos para descarte de resíduos de pequeno porte, sendo que dois já estão em andamento, nos bairros Parque Aeroporto e Comerciários 2.

Uma audiência pública foi convocada nesta quinta-feira (24) para ouvir as explicações do secretário de Serviços Municipais de Taubaté, Alexandre Magno, sobre a implantação dos PEV's.

20140424_pev_divulgacao

Em reunião na Câmara, Prefeitura confirma a construção de seis PEV's em 2014

Divulgação/CMT

"Já elaboramos um pacote de melhorias para o Meio Ambiente, com plano de trabalho que inclui coleta, separação de recicláveis, situação do lixo da construção civil e os pontos voluntários. Tentamos estrategicamente montar o PEV onde há lançamento de resíduo", diz Magno.

Sobre a construção e a forma de gerenciamento dos postos, o secretário afirma que estuda medidas para melhorar o atendimento aos moradores. "Os postos vão estar abertos 24 horas para receber os resíduos, mas ainda não sabemos se vamos locar servidores da prefeitura ou empregados da Parceria Público-Privada. Neste ano iremos construir seis locais de entrega", explica.

De acordo com o vereador Douglas Carbonne (PC do B) alguns moradores não possuem postura e despejam o lixo em áreas impróprias. “Há carroceiros conscientes que jogam lixo no Jardim Santa Tereza, mas há outros que pegam o lixo em uma esquina e jogam na outra. Tenho acompanhado a equipe de fiscalização, estão por toda a cidade. É preciso também que haja rapidez nas obras e fiscalização intensa", afirma.

Já vereadora Vera Saba (PT) questiona se há projeto de lei sobre a destinação dos resíduos da construção. "É preciso que a cidade tenha um projeto sobre como os moradores vão descartar os resíduos. Continuarei de olho nos locais onde vão ser instalados, para que tragam os benefícios pretendidos, sem tirar os direitos do cidadão", diz a parlamentar.

"A Secretaria de Planejamento está desenhando a ocupação de forma que o PEV seja acompanhado de área verde. O PEV é um choque de cultura e que está sendo elaborada uma campanha de divulgação sobre o tipo de material que pode ser depositado e assim possamos também diminuir os casos de dengue na cidade", completa Alexandre Magno.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.