Um lobo-guará foi resgatado na manhã deste domingo (22) após ser flagrado em uma estrada na zona rural de Santa Branca. Ele aparentava estar agressivo, mas não atacou nenhum dos bombeiros que atuou no resgate. Apesar de ser frequentemente vista na região, a espécie está ameaçada de extinção.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 10h, na Estrada Toca do Leitão, no trecho do bairro Jardim Santa Branca, na zona rural da cidade. Moradores acionaram os bombeiros após flagrarem o animal correndo pela região.
No local a equipe encontrou o animal agressivo, o que é considerado normal, já que ele aparentava estar desorientado. Apesar disso, o lobo-guará não tentou atacar a equipe, que conseguiu fazer a captura sem muita dificuldade. Ele não tinha ferimentos e foi levado para o quartel do Corpo de Bombeiros, onde aguardou a chegada de uma equipe da Polícia Ambiental.
Os policiais foram os responsáveis por analisar a situação do animal e o devolver para o habitat natural.
Por estar ameaçado de extinção, o lobo-guará estampa as notas de R$ 200 que foram lançadas no fim de agosto. Ele tem hábitos solitários e geralmente é encontrado nas áreas de cerrado e da Mata Atlântica, mas acaba aparecendo também em zonas urbanas, por conta do desmatamento.
Um lobo-guará adulto pode chegar a 1,2 m de altura e pesar cerca de 40 Kg.
A base da alimentação desse lobo são plantas e animais, podendo se alimentar de roedores, tatus, aves, lagartos, cobras, artrópodes e uma grande variedade de frutos. Ele só é considerado predador de animais domésticos em casos extremos e também só ataca seres humanos quando se sente ameaçado.
TST lança licitação para contratação de buffet para eventos
Objetivo é atender a diversos eventos realizados pela Corte
Tecnologias avançadas ajudam nas investigações do ataque ao MST
A Polícia Civil continua a busca pelos responsáveis pelo ataque em Tremembé
Hospital Regional de Cruzeiro deve começar a funcionar em 2025
Local está com 90% das obras concluídas e deve ser inaugurado ainda nesse semestre
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.