Cerca de 200 profissionais da beleza realizaram mais um protesto em Pindamonhangaba para reabertura dos estabelecimentos comerciais, na manhã desta quinta-feira (18). Esse já é o terceiro protesto realizado pela categoria.
De acordo com Atila Eufrazio, um dos representantes dos profissionais, os salões, barbearias e clínicas de estéticas já se prepararam para a reabertura dos estabelecimentos de beleza tomando todos os cuidados, como atendem um cliente por vez com horários agendados, evitando aglomeração e os materiais esterilizados após uso para evitar qualquer contágio.
Uma das reivindicações feitas no protesto da categoria é a abertura do comércio que acaba criando uma cerca aglomeração, enquanto o atendimento individual do ramo da beleza continua fechado. Durante a manifestação, os profissionais usavam máscaras.
Os profissionais procuraram a Prefeitura e vereadores e através de um requerimento com assinaturas da categoria, o pedido de reabertura foi enviado ao Ministério Público, que ainda não autorizou a abertura dos estabelecimentos.
Em Pindamonhangaba, existem cerca de 1400 profissionais do ramo da beleza cadastrados e 270 estabelecimentos.
De acordo com a Prefeitura de Pindamonhangaba, o Ministério Público de São Paulo propôs ação junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo pedindo para a Prefeitura de Pindamonhangaba fechar os salões de beleza e barbearias.
Em nota, a Prefeitura explicou que para o MP, os municípios ainda não podem deixar de seguir as normas determinadas pelo estado. “O abrandamento de medidas de distanciamento social, como determinado na norma municipal, em descompasso com as orientações da comunidade científica, coloca em risco os direitos fundamentais de proteção à vida e à saúde, além de não atender aos princípios da prevenção e precaução”, afirmou na ação o representante do Ministério Público.
A Prefeitura de Pindamonhangaba informou que recorrerá da decisão e apresentará suas razões para tentar derrubar os efeitos da liminar.
Plano São Paulo
De acordo com o Plano de Retomada anunciado pelo Governo de São Paulo, salão de beleza, barbearia e clinica de estética são de risco moderado e pertencem a ‘Fase 3’, que pode ser reaberto com restrições. Pindamonhangaba ainda pertence a ‘Fase 2’.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.