Por Caroline Corrêa Em RMVale Atualizada em 02 JUN 2020 - 16H11

[VÍDEO] São Sebastião e Caraguatatuba percebem aumento de clientes nos comércios do Litoral Norte

É importante reforçar o uso de máscaras, distanciamento social e outras regras estabelecidas pelos comércios

Após decretos publicados pelas prefeituras e seguindo as orientações do ‘Plano São Paulo’ da retomada pós-quarentena, o comércio do Litoral retomou as atividades nesta segunda-feira (1).

Durante o primeiro dia de reabertura do comércio, São Sebastião teve um movimento considerável. Para Olivo Balut, presidente da Associação Comercial de São Sebastião, a expectativa se tornou realidade nesta segunda. “As coisas estão acontecendo, os comerciantes estão fazendo a parte deles. Os próximos 14 dias agora são base”.

Balut informou que foi possível observar na manhã desta segunda que os clientes, em grande parte, respeitaram o decreto de uso de máscaras. “Ainda não é unanimidade”, conta.

Para Jorge Couto, de 40 anos, dono de uma loja de roupa e livraria no centro da cidade, o comércio ainda caminha devagar. “As pessoas ainda estão com medo, por mais que o comércio esteja abrindo de forma gradual, eu acredito que só vai retomar daqui dois meses”, conta. Ele precisou dar férias aos funcionários durante a pandemia e se preocupa em como manter seus funcionários.

A Prefeitura de São Sebastião realizou a fiscalização continua do funcionamento do comércio, operações de bloqueios sanitários educativos e orientação geral da população em praias e demais áreas públicas para garantir o cumprimento de decretos relacionados à pandemia de Covid-19.

A ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba) disse que o movimento foi grande em Caraguá. “Foi possível notar que a população foi em grande numero às lojas”, informou.

Para a ACE a maior preocupação é que o comércio cumpra com as determinações do decreto do município, pois assim poderá ter condições de avançar no processo de mudança de fase no ‘Plano São Paulo’.

Thaís Rocha, dona de uma loja de cosméticos há oito anos em Caraguá, se surpreendeu com o movimento no estabelecimento. “A gente tava fazendo entregas no período da manhã, quando a loja abriu já tinha fila para entrar. Eu não esperava”, disse. Para ela, o movimento se igualou a antes da pandemia do novo coronavírus.

A loja de cosméticos está com quadro de funcionários reduzido e aberta das 14 às 18h. Thaís ainda disse que se preocupa com o alto movimento. “Espero que as pessoas tenham consciência para ir comprar o que for necessário, para a gente não voltar para a quarentena” conta.

Caraguatatuba teve a reabertura do Caraguá Praia Shopping também, que recebeu 840 pessoas ao longo das quatro horas em que esteve aberto nesta segunda. A capacidade não ultrapassou dos 20%. As lojas não tiveram tumulto e respeitaram as normas de segurança e higienização especificadas no decreto municipal.

É importante reforçar o uso de máscaras, distanciamento social e outras regras estabelecidas pelos comércios.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.