Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 17 JUN 2020 - 13H21

Volkswagen retoma produção nas fábricas de todo o mundo

Na planta de Taubaté, única da empresa na RMVale, a produção voltou em 1° de junho

Divulgação
Divulgação
A planta de Taubaté conta com 3,1 mil funcionários, apenas 1,8 voltaram ao serviço


A Volkswagen, empresa alemã de veículos automotores, informou que todas as principais fábricas da empresa no mundo retomaram a produção em todos os setores. A última a voltar a produzir foi uma das plantas da empresa no México, que voltou aos trabalhos nesta terça-feira (16). Na região, a única fábrica da Volks fica em Taubaté, por lá os serviços foram retomados no dia 1° de junho, com algumas precauções.

Ao todo, foram quase três meses sem que todas as fábricas não atuassem juntas. A que ficou mais tempo foi a de Puebla, com 11 semanas de serviços suspensos. Em seguida, as quatro plantas no Brasil – Taubaté, São Carlos, São Bernardo do Campo e Santo José dos Pinhais – e duas fábricas da Argentina, em Pacheco e Córdoba, ficaram paradas por 10 semanas. A Volks conta também com fábricas nos EUA, China e na Alemanha, país natal da empresa, todas elas voltaram em 8 semanas ou menos.

Com a retomada da produção na cidade mexicana de Puebla, todas as 16 fábricas da empresa espalhadas pelo mundo voltaram a operar. De acordo com a Volkswagen, as fábricas estão operando com cerca de 60% a 70% da capacidade de antes da pandemia. Todas as plantas estão respeitando um programa de combate a Covid-19, desenvolvida pela empresa.

O protocolo desenvolvido pela Volkswagen conta com quatro estágios de proteção contra a Covid-19, onde o estágio um é o mais severo, com mais medidas a serem seguidas e o estágio quatro é o menos ortodoxo. Apenas a sede da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha já passou da fase um.

Em Taubaté, única fábrica da produtora alemã na região, a produção da empresa retornou no dia 1° de junho e segue na fase um do protocolo, seguindo algumas medidas de segurança. Por lá, 1,8 mil dos funcionários voltaram ao trabalho – o que representa 58% dos 3,1 mil contratados da empresa. Os outros 1,3 mil seguem com os contratos suspensos, mas com manutenção dos salários líquidos em 95%.

Antes de ingressar na fábrica todos os trabalhadores tem a temperatura medida e também a empresa disponibilizou mais ônibus fretados para aumentar o isolamento. Dentro da fábrica todos devem usar máscaras, manter distância de 1,5 m entre os funcionários, manter em constante limpeza todas as superfícies de toque, além de utilizar luvas e lugares demarcados nos refeitórios da empresa. Ainda não há previsão para a planta de Taubaté sair da fase um do protocolo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.