Rodovias do Litoral Norte terão 78 novos radares até o fim de 2014

Serão 40 pontos de fiscalização eletrônica nas quatro cidades

Escrito por: Meon Redação4 min de leitura
fundo_placeholder-023136
2014 - Radares já estão instalados nas estradas do Litoral Norte, mas só passam a funcionar depois de serem avaliados pelo Inmetro (Jorge Mesquita/Imprensa Livre)

Radares só passam a funcionar depois de serem avaliados pelo Inmetro

Jorge Mesquita/Imprensa Livre

Os motoristas terão que ficar atentos e colocar o pé no freio ao passar pelas rodovias do Litoral Norte. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) já iniciou a instalação de 40 pontos de fiscalização eletrônica de velocidade na região com a fixação de 78 radares, já que na maioria deles haverá medidor nas duas pistas. Segundo a empresa, a estimativa é que todos os equipamentos estejam em operação até o final deste ano, após aferição pelo Inmetro.

A cidade que terá o maior número de radares é São Sebastião, com 23 pontos de fiscalização, sendo que 20 estão sendo instalados na Costa Sul da cidade e três na Costa Norte. Já em Caraguatatuba serão mais 11, distribuídos em dois na região norte, seis na central e três na parte sul. Ubatuba contará com os novos equipamentos em três locais da região sul e dois na área centro-oeste do município.

Com a instalação dos novos radares, Ilhabela contará com o primeiro trecho monitorado da história do arquipélago. A implantação ocorreu no último dia 12, entre a Praia da Feiticeira e a Praia Grande, na região sul, mas a fiscalização eletrônica ainda não está em funcionamento, pois precisa da liberação do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM). O ponto foi escolhido com base no grande número de carros e pedestres que circulam no local.

De acordo com o DER, o objetivo é reduzir os acidentes e mortes nas rodovias estaduais com a implantação dos redutores de velocidade em pontos de atenção, onde há ocorrências de excesso de velocidade. A empresa explica que cada trecho terá um limite de velocidade diferente e as placas com o limite de velocidade e que indicam a presença de fiscalização eletrônica também ainda estão sendo colocadas.

O DER não informou o valor investido nos novos radares do Litoral Norte e justificam que o valor do pacote engloba todas as cidades da diretoria regional de Taubaté, que abrangem também municípios do Vale do Paraíba.

UBATUBA
Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)
Região Centro Oeste
km 88,3 – Horto Florestal
km 90,450 – Parque dos Ministérios (norte/sul)
Rodovia Manoel Hipolyto Rego (SP-55)
Região Sul
km 59,5 – Perequê-Mirim (leste/oeste)
km 73,150 – Lagoinha – (leste/oeste)
km 78,3 – Maranduba (leste/oeste)

CARAGUATATUBA
Rodovia Manoel Hipolyto Rego (SP-55)
Região Norte
km 84,650 – Cocanha (leste/oeste)
km89,1 – Massaguaçu (leste/oeste)
Km98,5 – Casa Branca (leste/oeste)
Região Central
km 99,270 – Sumaré (leste/oeste)
km 102,750 – Indaiá (leste/oeste)
km 104,9 – Poiares (leste/oeste)
km 106,4 – Golfinhos (leste/oeste)
Região Sul
km 107,250 – Praia das Palmeiras (leste/oeste)
km 108,5 – Porto Novo
km 110,8 – Travessão (leste/oeste)
km 112 – Perequê-Mirim (leste/oeste)

SÃO SEBASTIÃO
Rodovia Manoel Hipolyto Rego (SP-55)
Costa Norte
km 113,2 – Canto do Mar (leste/oeste)
km 114,260 – Enseada (leste/oeste)
km 117,4 – Cigarras (leste/oeste)
Costa Sul
km 150,8 – Paúba (leste/oeste)
km 152,8 – Paúba (leste/oeste)
km 153,05 – Maresias (leste/oeste)
km 153,5 – Maresias (leste/oeste)
km 154,2 – Maresias (leste/oeste)
km 155,05 – Maresias (leste/oeste)
km 155,9 – Maresias (leste/oeste)
km 156,2 – Maresias (leste/oeste)
km 156,97 – Maresias (leste/oeste)
km 162,5 – Boiçucanga (leste/oeste)
km 163,4 – Boiçucanga (leste/oeste)
km 163,8 – Boiçucanga (leste/oeste)
km 165,15 – Cambury (leste/oeste)
km 165,9 – Cambury (leste/oeste)
km 172,52 – Barra do Sahy (leste/oeste)
km 177,220 – Juquehy (leste/oeste)
km 178,1 – Juquehy (leste/oeste)
km 188,5 – Boracéia (leste/oeste)
km 189,5 – Boracéia (leste/oeste)
km 190,42 – Boracéia (leste/oeste)

ILHABELA
Rodovia SP-131
Região Sul
km 11,2 – entre a Praia da Feiticeira e a Praia Grande (norte/sul)

Publicado em: