Rota reforça policiamento nas ruas para conter violência na RMVale

A Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) intensificou o patrulhamento nas cidades da região para combater o tráfico de drogas e tentar reduzir as estatísticas que classificam a Região Metropolitana do Vale do Paraíba como a mais violenta do interior do Estado de São Paulo.

Escrito por: Elaine Rodrigues3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140902_baep_pm_treinamento_viaturas_flavio_pereira_4

Rota treina PM e aumenta sua atuação na RMVale

Flávio Pereira/Meon

A Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) intensificou o patrulhamento nas cidades da região para combater o tráfico de drogas e tentar reduzir as estatísticas que classificam a Região Metropolitana do Vale do Paraíba como a mais violenta do interior do Estado de São Paulo.

O reforço nas operações do grupo de elite da PM foi solicitado pelo1º Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar. A quantidade de carros e oficiais envolvidos nas operações e o calendário de ações não são divulgados por serem considerados dados estratégicos.

De acordo com o comandante da 1º Cia Noturna da Rota, capitão Ronaldo Risi, sua equipe tem visitado constantemente as cidades da região. “Damos reforço em operações especiais, mas também faz parte de nossa programação patrulhar pontos estratégicos. Não divulgamos local ou dias, por se tratar de uma informação sigilosa, mas estamos sempre no Vale do Paraíba”, afirma.

Nas últimas semanas, o grupo de elite substituiu temporariamente a Força Tática nas ruas da região com patrulhamento diário em todos os turnos e treinou os policias do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que vai substituir a partir desta segunda-feira (8) a Força Tática, com novas funções de tropa antiterrorista e de combate aos distúrbios civis, como protestos violentos.

“Nós pedimos que fizessem esse acompanhamento enquanto os nossos homens estão em treinamento. Mas a Rota sempre está presente na região, especialmente no último ano, por causa do esforço em mudar as estatísticas, que já estão caindo”, explica a comandante da PM na RMVale, coronel Eliane Nikoluk.

Ação 
Na última segunda-feira (1), foram policiais da Rota que, durante o patrulhamento, trocaram tiros e mataram dois traficantes no Jardim Telespark, região norte de São José. Um terceiro suspeito foi preso com vida.

Segundo o capitão Risi, a viatura passava pelo bairro quando viu o grupo em atitude suspeita. Ao serem abordados, iniciou a troca de tiros. “Felizmente nenhum policial ficou ferido. Dentro do apartamento de um dos traficantes encontramos uma refinaria, com grande quantidade de drogas”, detalha o comandante.

Nesta ocorrência, a Rota apreendeu 8 quilos de crack, 2 quilos de maconha, três armas, além de munições, relógios, celulares e balança. “A população gosta da forma que a Rota atua. Somos muito próximos das pessoas, tanto que por onde passamos ou quando estamos parados, os cidadãos nos chamam para dar informações sobre problemas que acontecem onde moram ou trabalham. E assim atuamos  junto com a população que confia em nós”, conclui Risi.

Publicado em: