Sambista, Bira Presidente, morre aos 88 anos
Ele era um dos ícones do samba e fundador do Fundo de Quintal

O samba brasileiro perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas neste sábado (14). Morreu, aos 88 anos, o músico Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, pandeirista, compositor e um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal. Ele estava internado no Hospital Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e enfrentava um quadro avançado de câncer de próstata e Alzheimer, agravado nas últimas semanas.
Com sua partida, vai-se também um capítulo importante da história do samba. Conhecido pelas mãos ágeis no pandeiro e pelo carisma nas rodas de samba, Bira foi presidente vitalício do tradicional bloco Cacique de Ramos — símbolo de resistência cultural no subúrbio carioca.
Na década de 1970, ao lado de sambistas como Almir Guineto e Jorge Aragão, fundou o grupo Fundo de Quintal, que revolucionou o gênero ao incorporar novos instrumentos e cadências, dando origem ao chamado “pagode moderno”. O grupo, nascido das rodas do Cacique, rapidamente conquistou o público e consolidou-se como referência do samba nacional.
Bira gravou mais de uma dezena de álbuns com o Fundo de Quintal e eternizou composições que se mantêm vivas nas vozes e playlists dos amantes do gênero, como “A Batucada dos Nossos Tantans” e “Bebeto Loteria”.
O Cacique de Ramos, sob sua liderança, tornou-se um verdadeiro berço de talentos e ponto de encontro de gerações de sambistas de todo o país. Foi ali que Bira ajudou a moldar e inspirar nomes que, hoje, reverenciam sua obra e sua trajetória.
Até o momento, o Cacique de Ramos e o Fundo de Quintal ainda não divulgaram as informações sobre o velório e o sepultamento. A família informou que os detalhes serão anunciados nos próximos dias.
O samba se despede, com pesar, de um mestre cujo legado permanece ecoando no batuque dos tantãs, nos versos das composições e no coração de quem carrega o ritmo como parte da identidade brasileira.
Posts Relacionados

Ato de Flávio Bolsonaro reúne 71,9 mil pessoas na Avenida Paulista, aponta levantamento

TSE encerra ação que tentava barrar ato com Caetano Veloso em Copacabana

Senado inicia análise do fim da escala 6×1 com articulação para votação em dois turnos nesta quarta-feira
