Santa Casa de São José inaugura UTI para cardíacos com dez leitos
Para garantir a qualidade do atendimento dos pacientes com problemas cardíacos, a Santa Casa de São José dos Campos inaugurou nesta sexta-feira (21), sua UTI Coronariana, com dez leitos reservados para atender pacientes após, por exemplo, situações de cirurgias, pré e pós-infartos.










Para garantir a qualidade do atendimento dos pacientes com problemas cardíacos, a Santa Casa de São José dos Campos inaugurou nesta sexta-feira (21), sua UTI Coronariana, com dez leitos reservados para atender pacientes após, por exemplo, situações de cirurgias, pré e pós-infartos.
A nova UTI vai contar com uma equipe multidisciplinar com cardiologistas intensivistas (especialistas em cuidado intensivo), enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais.
Segundo o diretor técnico da Santa Casa, o cardiologista e intensivista Prof. Dr. José Roberto Tavares, a UTI Coronariana recebeu equipamentos de última geração, além de um grande diferencial que é a desinfecção com ozônio, o mais poderoso agente de desinfecção atualmente, com elevado poder de oxidação e eficiente mecanismo de destruição de microorganismos.
“A UTI Coronariana conta com um completo suporte de equipamentos de última geração, como monitores cardíacos, respiradores, ventiladores, balão intra-aórtico, esfigmamômetros modernos, entre outros”, diz José Roberto Tavares. A doença arterial coronariana é o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração. Ela também é chamada de doença cardíaca coronária.
Doença Cardiovascular
São José dos Campos registra, em média, uma morte e três internações por dia de pessoas com doenças cardiovasculares. É o que aponta a Secretaria Municipal de Saúde, que contabilizou nos últimos 14 anos 5.223 mil mortes e 18.837 internações provocadas por problemas no coração.
Os dados, divulgados correspondem ao período de 2000 a 2013 e abrange hospitais privados e públicos da cidade. Do total de mortes, 2.284 ocorreram por doenças isquêmicas (infarto) e 2.939 por cerebrovasculares (Acidente Vascular Cerebral).
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde em São José, das 359 mortes registradas em 2010, ano da última pesquisa estratificada, 195 são homens e 164 são mulher. O principal grupo de risco é formado por pessoas com 80 anos ou mais.
Posts Relacionados

55 cães esperam por você na feira de adoção deste sábado

Exposição de quadros feitos por idosos percorre a cidade com arte

Jacareí zera óbitos no trânsito em setembro e acumula seis meses sem mortes em vias municipais em 2026
