São José deve gerar mil empregos; número não supre 7.337 demissões

Três empresas devem abrir mais de mil vagas de emprego neste ano

Escrito por: Moisés Rosa2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140616_comercio_calcadao_flavio_pereira_1

Comércio e Serviços perderam mais de sete mil vagas

Flavio Pereira/Meon

Com a projeção de abertura de mil vagas de novos empregos com a instalação de três empreendimentos, São José dos Campos deve continuar no negativo na geração de postos de trabalho. A cidade perdeu mais de sete mil vagas em doze meses.

Os projetos ainda estão em análise na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para o ‘pontapé’ inicial. Segundo a pasta, uma loja de materiais de construção, um atacadista e um supermercado devem iniciar as atividades na cidade.

A rede de materiais Sodimac programa a inauguração para maio deste ano. A oferta de 200 vagas será por meio do PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador). A oferta das demais vagas será definida pelas empresas.

Para o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, a geração de empregos desses empreendimentos pode ser apenas momentânea. “Estamos num momento muito crítico para o país. Essa [geração de emprego] pode ser uma ação apenas paliativa, já que estamos em uma situação ainda pior”, diz.

Estamos num momento muito crítico para o país. Essa [geração de emprego] pode ser uma ação apenas paliativa

Felipe Cury Presidente da ACI

Já na avaliação do assessor de fomento econômico e financeiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Caldas, a instalação dos empreendimentos pode consolidar a cidade em um polo regional de comércio e serviços.

“No contexto atual das dificuldades da economia, que têm provocado demissões em todo o país, a chegada destas grandes varejistas a São José adquire uma importância ainda maior para o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego, renda e qualidade de vida para o município e consolidando São José como um polo regional de comércio e serviços”, destaca o assessor.

Balanço
De acordo com balanço do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, a cidade perdeu 7.337 vagas nos últimos meses. As perdas são relativas aos setores do comércio e dos serviços. Só no mês de fevereiro, foram -252 vagas no comércio e -107 na área de serviços. No relatório geral de análise oito áreas, São José fechou 1.132 oportunidades.

Publicado em: