São José discute lei para dispositivo de alerta de assaltos em ônibus
Projeto de Lei passa pelas comissões de Justiça e Transportes da Casa


Rodoviária Velha de São José
Divulgação/Flávio Pereira/CMSJC
O suplente de vereador Zé Luís (PSD) apresentou um projeto de lei que obriga as empresas de ônibus da cidade a instalar um dispositivo capaz de avisar a ocorrência de assaltos no interior do veículo nesta semana.
O projeto passa pelas comissões de Justiça e Transportes da Casa.
Segundo o texto, as concessionárias do transporte público serão obrigadas a instalar no letreiro luminoso, onde normalmente aparece a linha que o veículo faz, a frase “Socorro Assalto”.
Assim, quando o veículo for alvo de assaltantes, o motorista ou o cobrador acionam o letreiro e a população nas ruas pode acionar a polícia, segundo o vereador.
O texto diz também que o sistema deverá ser instalado em local estratégico a fim de proporcionar o imediato acionamento sem risco para integridade física dos motoristas e cobradores.
Zé Luis afirma que o sistema já vem sendo utilizado em cidades do Brasil com sucesso. “Em Belo Horizonte, por exemplo, o número de assaltos reduziu de 6 para 1 por dia”, explica.
A empresa que descumprir a obrigação poderá pagar multa no valor de R$ 2500,00 para cada veículo. No caso de reincidência, o valor dobra. “Com esse dispositivo em funcionamento, a polícia pode ser avisada mais rapidamente”, finalizou.
Posts Relacionados

São José Esporte Clube disponibiliza cadastro facial para entrada no Estádio Martins Pereira

Vale Rodeio Show deve atrair mais de 100 mil pessoas em São José

BAEP prende homem procurado por estupro de vulnerável em Pindamonhangaba
