São José dos Campos recebe 9º Mostra de Cinema e Direitos Humanos
São José dos Campos se tornará a partir desta terça-feira (3) a capital regional da cinematografia e dos debates humanitários.


“Cabra marcado para morrer” será o primeiro longa a ser exibido na Mostra
Reprodução
São José dos Campos se tornará a partir desta terça-feira (3) a capital regional da cinematografia e dos debates humanitários. A cidade receberá a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que terá como “lares” o Parque Vicentina Aranha e a Casa de Cultura Cine Santana.
O evento, que terá a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) e a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) como apoiadores, levará ao público filmes produzidos em todo o Hemisfério Sul que tenham relação com a preservação dos Direitos Humanos. A nona edição chegará a todas as capitais brasileiras e será rodada em mais de mil locais de exibição em todo o país. Em São José seis obras (quatro longas e dois curtas) serão exibidas em cada uma das terças-feiras de março. Após as exibições, haverá debates com convidados sobre o tema tratado no filme.
“A AJFAC participou de um edital para receber a Mostra e foi contemplada. A Fundação Cultural (Cassiano Ricardo) realizou uma mostra o ano passado e resolvemos trabalhar juntos. A gente acredita que será enriquecedor para todas as pessoas que queiram se aproximar do tema da cidadania, principalmente para estudantes”, disse Patrícia Ioco.
Para os debates haverá sempre um anfitrião que tenha relações com os temas tratados em cada dia e um mediador especialista no assunto. Um dos destaques será a presença do escritor joseense JB Magalhães, nascido na comunidade Santa Cruz da zona central de São José dos Campos, para falar sobre as desigualdades sociais e raciais ao lado do jornalista Oswaldo Faustino, no dia 24. A participação nas sessões e nos debates é gratuita. A recomendação etária é de 16 anos para todos os filmes.
Sobre a Mostra
A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura e com produção da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Lançado em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o projeto se consolidou como espaço de reflexão sobre ideais de liberdade e de igualdade e sobre a luta por direitos. Na primeira edição, a Mostra aconteceu em seis cidades brasileiras.
PROGRAMAÇÃO MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO HEMISFÉRIO SUL
03/03 – Terça-feira – Abertura
19h – Local: Sala de Leitura – Parque Vicentina Aranha
FILME: CABRA MARCADO PARA MORRER
Direção: Eduardo Coutinho
Gênero: Documentário
Ano: 1984
Duração: 119 min.
Sinopse: Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou à sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.
10/03 – Terça-feira
19h – Local: Sala de Leitura Parque Vicentina Aranha
FILME: QUE BOM TE VER VIVA
Direção: Lúcia Murat
Gênero: Documentário
Ano: 1989
Duração: 95 min.
Sinopse: Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas.
17/03 – Terça-feira
19h – Local: Sala de Leitura Parque Vicentina Aranha
FILMES: Curtas – SOPHIA e PELAS JANELA
FILME: SOPHIA
Direção: Kennel Rógis
Gênero: Ficção
Ano: 2013
Duração: 15 min.
Sinopse: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
FILME: PELAS JANELAS
Produção: Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos
Gênero: Documentário
Ano: 2014
Duração: 35 min.
Sinopse: Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projeto de cinema, educação e Direitos Humanos Inventar com a Diferença, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.
24/03 – Terça-feira
19h – Local: Cine Santana
FILME: A VIZINHANÇA DO TIGRE
Direção: Affonso Uchoa
Gênero: Drama, Documentário
Ano: 2014
Duração: 95 min.
Sinopse: Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.
31/03 – Terça-feira – (Encerramento)
19h – Local: Cine Santana
FILME: RIO CIGANO
Direção: Julia Zakia
Gênero: Drama
Ano: 2013
Duração: 80 min.
Sinopse: Kaia é uma cigana que atravessa mundos para salvar sua amiga de infância de uma terrível condessa. O filme é inspirado na narrativa oral cigana, com temas contemporâneos como o consumo da vaidade e as linhas de amor atravessadas pela amizade entre as personagens.
Parque Vicentina Aranha: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, nº 302, Vila Adyana. Casa de Cultura Cine Santana: Avenida Rui Barbosa, nº 2005, Santana.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
