São Sebastião recebe 1º Encontro do Circuito Litoral Norte de São Paulo
Programação contou com painel com os prefeitos sobre a importância do turismo na região e rodada de negócios


















O 1º Encontro do Circuito Litoral Norte de São Paulo foi realizado nesta quinta-feira (31) na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião.
O evento contou com a participação das cinco cidades que integram o Consórcio Turístico: São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e Bertioga. Estiveram presentes autoridades representantes do Consórcio Turístico, profissionais do trade, imprensa e influenciadores, para discutir os potenciais turísticos da região, visando a geração de novos cadastros e ampliação de negócios.
A programação contou com um painel com os prefeitos dos municípios sobre a importância do turismo na região; rodada de negócios; apresentação das ações e atuação do Circuito Litoral Norte; encontro temático da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), com o tema ‘Marketing na Promoção Turística’.
A abertura oficial foi realizada pelo presidente do Circuito Litoral Norte e também prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que falou da importância do Consórcio.
“O Circuito Litoral Norte vem para planejar e organizar as ações e promover o desenvolvimento turístico da nossa região, e é claro, acelerar o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda ao lado de todos os empresários do setor”, falou.
Em seguida o secretário executivo do Consórcio, Gustavo Monteiro fez a apresentação das ações e atuação do Circuito Litoral Norte e destacou que o intuito é profissionalizar a gestão do turismo intermunicipal.
“Estamos com apoio estadual e federal do ministério do turismo na regionalização turística. Com isso, o país está sendo dividido em macro regiões para fomentar o turismo local qualificando o turista que vem pra cá para que seja realizado um turismo sustentável e competente” destacou.
O secretário executivo de turismo do Estado, Marcelo Lima Costa, expressou encantamento com as belezas da região e comentou que 37% da oferta de hospedagem do estado está no litoral norte.
“Eventos como esse deveriam acontecer sempre em todo o estado. Esse é um momento de congregar esforços e fazer uma chamamento para luta. O estado vê com muitos bons olhos esse projeto. Essa região é linda, mas muitas vezes é preciso estar aqui para entender e sentir. Agora já posso dizer com propriedade como é maravilhosa essa parte tão importante para o estado de São Paulo”, falou.
Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior (MDB) destacou o encontro das cinco cidades do Circuito.
“É bem legal fazer o encontro das prefeituras, temos vários pontos em comum, dificuldades e desafios também, então discutir o turismo juntos é importantíssimo, principalmente tendo a participação do estado. Ações como essa nos fazem acreditar cada vez mais que podemos desenvolver o turismo como uma mola de geração de emprego e renda para o nosso povo”, falou.
A programação contou ainda com rodada de negócios, momento oportuno para troca de ideias e cartões entre os presentes no evento.
Marcos Levi, CEO da MM Náutica, avaliou o evento como muito positivo para os empresários da região.
“Estive conversando com proprietários de hotéis, entre outros empreendedores antigos e novos e é perceptível que há uma sinergia, um interesse mútuo. O litoral norte é belíssimo e precisamos nos unir. Foi dito aqui nas palestras que a união faz força. E é isso mesmo, esse é o espírito”.
Para o Cacique Adolfo, da aldeia Silveira em Bertioga, as ideias propostas pelo Consórcio representam uma oportunidade de divulgação da cultura indígena.
“Esse evento vai gerar mais parcerias e abrir um espaço para que o índio possa apresentar sua cultura, sua arte e sua identidade. Através da visitação à aldeia o turista pode conhecer como vivemos. As pessoas podem passar um dia na aldeia e terem uma vivência, comer com a gente e até dormir. Nós cobramos um valor por isso, mas para nós o mais importante não é o dinheiro. Não pretendemos nos enriquecer com isso, o mais importante é a troca de conhecimento, porque se o turista conhece nossa cultura ela começa a nos respeitar”,concluiu.
Posts Relacionados

Festival Trem Bão traz culinária mineira, shows gratuitos e parque de diversões ao Shopping Jardim Oriente em SJC

Escolas estaduais do Vale do Paraíba receberão quase 10 mil tablets

Vale do Paraíba tem alerta para chuva forte e risco de alagamentos até sábado
