Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de SJC visita o Meon

Marcelo Manara garante que a cidade privilegia a qualidade de vida

Escrito por: Meon3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

O Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos, Marcelo Manara, participou do PodCast “Café da Manhã” do Meon, falou de sua trajetória na área e sobre as atividades da pasta. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Taubaté e Gestor Ambiental pela Unicamp, iniciou suas atividades com o projeto de reassentamento populacional na região oeste do estado pela CESP, em 1989. Em 1992, em Paraibuna, trabalhou diretamente com a área ambiental, onde ficou até 1999. Em São José dos Campos, teve um escritório de Consultoria Ambiental. Logo após, foi para o Ministério Público, permanecendo por lá durante oito anos.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Na Prefeitura de São José dos Campos, Manara iniciou sua trajetória em 2017. “Eu recebi o convite do prefeito Felício Ramuth, para assumir a Secretaria. Eu nunca tinha conversado com ele, foi uma escolha técnica. O desafio foi grande porque houve uma reestruturação, diminuindo o número de Secretarias. Foram unificadas as Secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, virando Urbanismo e Sustentabilidade”, disse Manara.

Para o Secretário, um dos pontos mais importantes do seu trabalho na atual gestão, foi o Plano Diretor, em 2018. “Sem dúvida nenhuma, o Pano Diretor foi uma jornada de discussão com a sociedade, mais de 150 reuniões públicas e audiências. Foi uma construção muito rica, uma grande experiência pessoal. Conheci muito mais sobre a cidade”, garantiu.

O Programa Arboriza também ganha destaque no município. “O Arboriza é um selo que tem várias iniciativas. O cadastramento do patrimônio urbano é um deles. Já temos 40 mil árvores com o QR Code, precisamos trazer a população para reconhecer a importância desses equipamentos. Temos laudos das árvores, usamos tomógrafos para saber como elas estão por dentro e vamos iniciar o plantio de mais cinco mil novas árvores na cidade. Fomos reconhecidos por uma entidade da ONU como Tree City, cidade das árvores”, explicou.

Para o Secretário Marcelo Manara, a cidade tem que crescer privilegiando a qualidade de vida. “Há regras e critérios para construções e os impactos devem ser minimizados. Em 2022, fizemos o novo código de obras. Em São José dos Campos foi adotado o conceito da construção verde, pensando na qualidade de vida do Joseense”, garante.

Em todas as administrações públicas, as Secretarias devem conversar entre si e manter uma harmonia. “Um exemplo de trabalho em conjunto é a Mobilidade Urbana que colocou asfalto borracha, todo feito de pneu velho. É uma parceria pelo bem da sustentabilidade do município”, elogia Manara.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA


Tags:destaquemancheterotativoPublicado em: