Setembro Amarelo: um movimento, milhares de ações

O Portal Meon apoia a campanha do CVV para prevenção do suicídio

Escrito por: Meon Redação3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

setembro_amarelo_abelha_cvv_divulgacao

O Setembro Amarelo (setembroamarelo.org.br) movimento criado e aberto a toda a população, nos convida à prevenção do suicídio e ano a ano tem aumentado a oferta de atividades, passeios, debates, rodas de conversa e palestras que proporcionam a aproximação com o tema.

Por todo o Brasil há pessoas aderindo ao movimento, que prevê a quebra de vários  tabus ligados à prevenção do suicídio, estimulando a reflexão sobre o assunto e propondo que todos nós, humanos, tenhamos atitudes simples e essenciais para a preservação e valorização da vida. Doar minutos de atenção para alguém, ouvir verdadeiramente, sem criticas e sem julgamentos, pode fazer toda a diferença para a conservação de uma vida.

Assim como as abelhas se dispõem a ajudar a continuar a vida de uma planta, de forma simples, mas sendo instrumento para dar origem a novas vidas, todos podem fazer o mesmo: ajudar a quem precisa doando nossa atenção, nosso ouvir, nosso tempo para conversar com alguém, sendo facilitadores de uma nova oportunidade de viver e sobreviver às dificuldade do dia a dia!

Na RMVale, instituições e órgãos públicos têm realizados palestras e debates sobre o tema. Na próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Ubatuba realiza uma série de palestras no Teatro Municipal, a partir das 18h30. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade (clique aqui e saiba mais sobre o evento). Em Ilhabela, o suicídio será abordado em um seminário de saúde mental que será realizado dia 27 no auditório do Paço Municipal, no Perequê, também com entrada gratuita (leia aqui).

Alerta

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (20), reforçam importância da prevenção do suicídio. O Brasil registrou um aumento de 16,8% na taxa de mortalidade por suicídio entre 2007 e 2016. Os dados  do Ministério da Saúde mostram que, no ano mais recente da série, ocorreram 5,8 óbitos a cada 100 mil habitantes. Em 2007, a proporção era de 4,9. O crescimento está relacionado sobretudo ao aumento de casos entre homens. No período analisado, foi de 28%.

Ao todo, foram registrados, em 2016, 11.433 casos de pessoas que tiraram a própria vida no País. Isso equivale a 31 óbitos por dia. A estimativa, no entanto, é de que os números sejam ainda maiores. “Consideramos que cerca de 20% das mortes não têm a causa registrada”, afirma a diretora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Fátima Marinho.

Apoio

O Portal Meon apoia a campanha Setembro Amarelo e ao longo do mês publica textos e vídeos relacionados à iniciativa, que tem como objetivo sensibilizar a população, quebrar tabus e estimular o debate sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Para saber mais sobre o assunto basta acessar www.cvv.org.br ou www.setembroamarelo.com.br.  Caso conheça alguém que esteja precisando de apoio indique o telefone 188 do CVV.

Publicado em: