SP já emitiu 4 milhões da nova identidade nacional
Em todo Brasil foi emitida mais de 30 milhões

O estado de São Paulo já emitiu 4,04 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 23 de julho, número equivalente a 8,79% da população paulista.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A CIN estabelece um padrão único de identificação em todo o Brasil e já foi emitida por mais de 30 milhões de brasileiros. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada em qualquer estado, mediante apresentação da certidão de nascimento ou casamento.
Em São Paulo, 52,32% dos documentos foram emitidos para mulheres e 47,68% para homens. A média diária no estado é de 3.596 emissões. Somente em julho de 2025, foram emitidos mais de 296 mil documentos.
A faixa etária com maior adesão é a de 15 a 19 anos, com 416,3 mil registros (10,30%). Em seguida, aparecem crianças de 0 a 4 anos, com 387,8 mil emissões (9,60%).
Entre os 30 milhões de brasileiros que já emitiram a CIN, 493 mil são pessoas com deficiência. Em São Paulo, esse número chega a 36.562, incluindo pessoas com transtorno do espectro autista (29,61%), deficiência física (37,58%), visual, auditiva e intelectual.
O novo documento é parte de um esforço nacional para modernizar o sistema de identificação, reduzir fraudes e garantir acesso seguro a serviços públicos. A CIN possui QR Code com assinatura digital, tanto na versão física quanto digital, e já permite acesso à conta nível Ouro no GOV.BR.
Um dos principais avanços é o uso da biometria. A CIN será usada como base de cadastro para concessão e renovação de benefícios sociais. Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva regulamenta a medida, com implementação gradual.
Durante o lançamento oficial da ferramenta, o governo também apresentou o aplicativo da CIN. Gratuito, o app valida os dados do documento e pode funcionar de forma completa com internet ou em modo parcial offline — informando CPF e data de nascimento.
Posts Relacionados

Vestibular Unesp 2027: inscrições terminam nesta terça; Vale do Paraíba tem 339 vagas

Fatecs disponibilizam cerca de 8 mil vagas de ensino superior pelo Provão Paulista Seriado

Governo de SP cria planos regionais de contingência para emergências do El Niño 2026-2027
